Entidades de Geologia publicam o livro: “Geoparque Chapada dos Guimarães” com o apoio do Sistema Confea/Crea

3 de dezembro de 2021, às 11h48 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia
Presidente da AGEMAT, Sheila Klener

A  Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO)  lançaram terça-feira (30/11),   na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), o Livro “Geoparque de Chapada dos Guimarães”. A publicação divulga estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e de outras instituições.

O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães, surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma contribuir para o entendimento dos processos geológicos e geomorfológicos que culminaram na formação do planeta, e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo  e ações pedagógicas.

A publicação do livro foi uma realização da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Professor da UFMT e geólogo Caiubi Kuhn

Para o professor da UFMT e geólogo Caiubi Kuhn o livro é uma viagem pela história do planeta. Ele está dividido em 10 capítulos que contam os processos geológicos que formaram as rochas que vemos nas belas paisagens, compondo os paredões e cachoeiras do município de Chapada dos Guimarães, e também fala da história do planeta Terra que está descrita nas rochas que marcam períodos em que a região já foi mar, deserto, teve vulcões e foi habitada por grandes dinossauros.

“Nos 10 capítulos do livro são apresentadas informações dos  Geoparques globais,   o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores. Estas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta”, disse Caiubi.

Presidente da Febrageo Fábio Augusto Gomes Vieira Reis

A presidente da AGEMAT, Sheila Klener destaca que o apoio do Crea Mato Grosso foi fundamental para a produção do livro, e da realização do III Workshop Geoparque de Chapada dos Guimarães.  “Precisamos que o conselho, fomentem cada vez mais suporte para eventos e publicações dessa natureza, aproximando temas técnicos da sociedade”, disse Sheila.

Assessor Parlamentar do Crea-MT, engenheiro civil João Namir de Castro

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego foi representado pelo assessor Parlamentar, engenheiro civil João Namir de Castro Mendonça. Segundo ele, para o Crea-MT é uma honra apoiar eventos como este.  É uma excelente iniciativa, por ser um livro tão louvável. Fazemos parte do Comitê de patrocínio do Conselho, que contribui para o fortalecimento das entidades de classe inseridas no Sistema e para o constante aprendizado na área atuante.

“Com o patrocínio é possível realizar encontros voltados ao aprimoramento profissional.  Esse é o terceiro evento realizado este ano por meio do patrocínio do Conselho. É significativo o Workshop por tratar de formação Geológica dessa magnitude, por meio de pontos turísticos mundialmente conhecidos.  O intuito é salvaguardar e cuidar, ou seja, propor sustentabilidade aquela região turística”, destacou João.

O presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, se fez presente de forma online. “Desde o ano passado em um encontro em Cuiabá, a Febrageo juntamente com a AGEMAT e GEOCLUBE, se dedicaram em viabilizar o projeto do livro”, disse Fábio.

A Federação Brasileira de Geólogos teve a honra de participar da construção desse trabalho, principalmente na viabilidade e no trabalho em conjunto das entidades de Geologia para a construção desse livro.  “A FEBRAGEO tem feito um trabalho intenso junto com as entidades regionais, para viabilizar publicações e realizar eventos. Desempenhamos muitas atividades, tanto híbridos, presenciais ou online, além de disponibilizar livros voltados ao público infantil, infantojuvenil e técnicos sobre barragens, investigação geológico e geotécnico”, relatou o presidente da Febrageo.

Professora de Engenharia de Minas da UFMT, Flávia Regina Pereira

Comunidades, lideranças políticas e pesquisadores  de várias partes do mundo participaram do III Workshop Chapada dos Guimarães, que foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro, com uma grande programação de palestras e mesas redondas, entre os temas estava Projeto de Geoparque no Mato Grosso: Chapada dos Guimarães e Dono de Araguainha, ministrada pela professora de Engenharia de Minas da UFMT, Flávia Regina Pereira Santos. “Discutimos os geossítios que estão localizados no Geoparque, e a Geodiversidade dos dois territórios. A importância para a comunidade, e os trabalhos realizados dentro de cada Geoparque.  O principal objetivo da palestra é mostrar quais Geoparques já existem no estado.  Foi através de uma mesa redonda que trabalhou Geoparques no Centro-Oeste, destacamos os que estão em Mato Grosso”, destacou Flávia.

Também foram realizadas palestras e minicursos, com os temas: Geoparques Globais, um Caminho para o desenvolvimento Sustentável, o mundo dos dinossauros-réplicas e reconstruções, a pré-história é para todos, entre outros assuntos   voltados ao Geoparque.

Mais de 600 pessoas se inscreveram no evento e acompanharam as atividades online ou presencialmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As palestras do evento estão disponíveis nos canais da FEBRAGEO e do projeto geoparque de Chapada dos Guimarães.

Lançamento do livro:

III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães dia 01 

III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães dia 02 

Texto:  Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Igor Bastos e Rennan Kawahara