Entidades de classe realizam evento alusivo ao Dia do Geólogo

28 de maio de 2018, às 16h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Associação dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), o Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (SINGEMAT), a Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), a Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Centro Oeste (SBG-Núcleo Centro Oeste), e a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) realizaram sexta-feira, 25 de maio,  no auditório do Conselho Regional de Engenharia de Agronomia (Crea-MT), em Cuiabá, uma mesa redonda para debater a “Gestão de Águas Subterrâneas para Balneários e o Sistema de Gerenciamento de Barragem de Mineração – SIGBM”.

O evento fez parte das homenagens ao Dia do Geólogo, comemorado no próximo dia 30 de maio e também visou fomentar o debate relacionado a estes dois temas de interesses da sociedade.

“Abordamos dois temas de grande relevância para a sociedade. Um foi o sistema de gerenciamento de barragem de mineração. O assunto é ainda mais debatido por profissionais da geologia depois do desastre ambiental na cidade de Mariana no Estado de Minas Gerais. Tanto que a Agencia Nacional de Mineração colocou na discussão. Apresentar o sistema, é uma forma de gerenciar corretamente as barragens de mineração no país todo”, detalhou o presidente da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), o conselheiro do Crea-MT, Caiubi Kuhn.

O conselheiro também explicou sobre a gestão de águas para balneários, as chamadas subterrâneas. Um bem da união que precisa ser extraída de forma correta e por profissionais habilitados, ou seja, os geólogos. “Esses profissionais têm um papel fundamental para utilização correta dos aquíferos. Sem eles não existem rios, águas superficiais, como um todo. Antes dela chegar na superfície do rio, passa por dentro das rochas. E os temas que debatemos, são de relevância para sociedade não só para a geologia”, detalhou Caiubi.

O geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em Mato Grosso, Jair Freitas, ministrou palestra com o tema de gestão de água subterrâneas para os profissionais da geologia presentes. “Como maioria são geólogos, o encontro mostra a procedência para fazer a exploração da bem mineral água de forma sustentável e econômica de acordo com a legislação. No caso da gestão de recursos hídricos, nós estamos indo um pouco a reboque. Porque os empreendimentos estão implantados, e estamos desenvolvendo ações para que eles venham a se adequar com relação à legislação. É como se estivéssemos consertando o que está errado”, disse Jair.

O Crea-MT foi representado pelo assessor Parlamentar e de Relações Institucionais Eloi da Silva Pereira, os geólogos Jair de Freitas e Walter Arcoverde, representaram o quadro técnico da recém-criada Agencia Nacional de Mineração (ANM). Também participaram do evento o diretor administrativo da Mútua-MT, geólogo Mário Cavalcante, o representante da Agência Nacional de Mineração da Bahia (ANN) Eriberto Nascimento e Jocy Gonçalo Miranda, Francisco Pinho da SGB, Jessica Torrete da Agemat, Hugo Rafael Silva e Souza da Singemat, a geóloga Daiane Brum e o representante do deputado Federal Valternir Pereira.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT