Entidades, Creas e Confea declaram apoio ao novo presidente do Crea-MT

11 de janeiro de 2012, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Prestigiado por presidentes de Creas e representantes de outros estados, além de presidentes de entidades nacionais, locais e o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, o Engenheiro Civil Juares Silveira Samaniego assumiu nessa terça-feira, 10 de janeiro, a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Com mandato de 2012 a 2014, Samaniego se comprometeu em seu discurso de posse em honrar os 1702 votos de confiança depositados nele pelos profissionais mato-grossenses e a ajuda dos amigos. Também admitiu a grande responsabilidade que tem pela frente em presidir um conselho que congrega diversas profissões de fundamental papel na sociedade.

“Em todo país somos 900 mil profissionais em mais de 300 modalidades, uma parcela responsável por 70% do PIB brasileiro e responsável pela área tecnológica do país. Portanto, aceitei o desafio por saber que estou preparado para contribuir e por saber que contarei com o apoio dos 35 conselheiros e diretores desta casa”, afirmou.

Ainda em seu discurso, Juares Samaniego se comprometeu a dinamizar a fiscalização do exercício profissional no estado com investimento em tecnologia e ampliação de convênios, oferecer um atendimento de qualidade à sociedade e ao profissional, e valorizar publicamente as profissões do sistema.

O ex-presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, também compareceu à cerimônia para transmitir o cargo. “Foi muito gratificante estar a frente do Crea por dois mandatos consecutivos, e sinto que o meu dever foi cumprido. Desejo ao Juares uma gestão cheia de êxito e que ele dê continuidade a alguns projetos importantes implantados recentemente no Conselho, como o Gespública”, disse Bassan.

O segundo vice-presidente do Crea-MT, Joaquim Paiva de Paula, falou representando as entidades de classe de Mato Grosso que atualmente somam 33. Segundo ele Juares terá o apoio que precisar da Amef-MT, entidade que preside, e, com certeza das demais. Paiva também declarou que reconhece o avanço conquistado por Bassan nos últimos seis anos e agradeceu a confiança depositada em sua pessoa. “O ex-presidente Bassan sai, mas deixa um amigo. Quanto ao novo presidente só tenho a agradecer a confiança depositada em minha pessoa por me convidar a assumir a 2ª vice-presidência da administração que inicia”.

Representando os presidentes de Creas, Jary de Castro, de Mato Grosso Sul, declarou apoio incondicional ao novo presidente. “Conte com o Crea-MS e os demais Creas do Centro-Oeste e tenho certeza que com os Conselhos das 26 unidades da Federação. Ajudaremos você a administrar com união e harmonia”, disse Jary.

O presidente do Confea, José Tadeu da Silva, foi o último a se pronunciar e agradeceu a todas as lideranças e profissionais de Mato Grosso que apostaram nele e em Samaniego. “Todos podem ter certeza de que não desapontaremos. Estamos assumindo este conselho profissional em um momento em que o país e toda sociedade precisam muito dos profissionais da área tecnológica e principalmente da engenharia, e faremos nosso trabalho. Aos que saem saibam que o fazem com o sentimento de dever cumprido e trabalho bem feito. E, aos que ficam, restam enfrentar os desafios”.

Também compareceram ao evento o presidente do Crea Goiás, Gerson Taguatinga; o conselheiro federal de Mato Grosso, Marcos Vinícius Santiago; o conselheiro federal pelo Paraná, Francisco Lagada; o superintendente do Crea Santa Cataria Luiz Henrique Pellegrini, o conselheiro federal por Goiás, Idalino Serra Hortêncio, o vice-presidente do Sinduscon Luiz Lotufo, os presidente da Amaest Aubeci Davi dos Reis, Aesa Jesse Barros, Abenc-MT André Luiz Shuring, Aeats Lauiz Paulo Baptista de Campos, o diretor da Fapemat João Pedro Valente, do Ibape José Francisco Barbosa Ortiz, Paulo Vilela Dias do Ibec, da FaearRJ José Chacon de Assins, representantes do Sintamat, AMM, Mútua, Prefeitura de Cuiabá, além de colaboradores, inspetores e amigos.

Confira algumas fotos da posse no Flickr do Crea-MT: http://www.flickr.com/photos/creamt

*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT