Engenheiros agrônomos representam Crea-MT em Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

26 de setembro de 2022, às 9h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) marcou presença durante o XXIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, sendo representado pelo conselheiro eng. agrônomo Roberto Knoll e pelo inspetor do município de Sinop, Amadeu Rampazzo. O evento, cujo tema geral é “Floresta Urbana Viva”, foi realizado em Campo Grande (MS), entre os dias 17 e 23 de setembro.

Com o objetivo de chamar atenção para as singularidades das florestas urbanas, a programação do evento foi dividida em cinco eixos temáticos, sendo eles: Biodiversidade da floresta urbana tropical; Cadeias produtivas da arborização urbana; Estratégias de desenho e planejamento da arborização urbana; Pesquisa e inovação em arborização urbana; e Educação para a sociobiodiversidade.

Concomitantemente ao Congresso Brasileiro de de Arborização Urbana, foram realizados ainda o III Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana, o XI Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores, além do Congresso Brasileiro Mirim de Arborização Urbana.

Os eventos foram marcados por destacar a contribuição da arborização urbana para a biodiversidade e para a sociobiodiversidade; bem como a importância e contribuição da pesquisa, da inovação, do desenho e do planejamento.

“Um dos pontos positivos dessa discussão é a formação de políticas públicas que permitam cada vez mais a criação de planos de gestão nas cidades. Por isso é importante que o Crea-MT se faça presente nessas discussões, principalmente considerando que essa questão da arborização envolve também toda a administração e o plano diretor de um município; bem como a participação de engenheiros florestais e agrônomos como responsáveis técnicos desses projetos”, enfatizou Rampazzo.

Para Roberto Knoll, a participação nesses eventos é importante para que engenheiros florestais e agrônomos se mantenham atualizados. “É uma importante reciclagem que, além de nos trazer conhecimento, nos permite conhecer novas pessoas e pesquisadores da área”.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)