Engenheiras ambientais e colaboradoras do Crea-MT destacam desafios da profissão

29 de janeiro de 2018, às 12h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A preocupação com as causas ambientais e o desenvolvimento sustentável fez com que as colaboradoras do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Katiene Moura e Susana Pacheco escolhessem a profissão de Engenharia Ambiental, comemorada nacionalmente neste dia 31 de janeiro. Em entrevista, à Gerência de Comunicação do Crea-MT, as duas profissionais destacaram os desafios e objetivos da profissão.

Perfil Profissional – Há dois anos a engenheira ambiental Katiene Moura é graduada em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e pós-graduada em Segurança do Trabalho pelo Institucional Mato-grossense de Pós-graduação (IMP).  Atualmente trabalha na Gerência de Apoio ao Colegiado do Crea-MT (GEACO).

Gerência de ComunicaçãoO que a motivou a fazer o curso de Engenharia Ambiental?

Katiene Moura – Com certeza, a paixão pelo desenvolvimento sustentável e as   dimensões que a profissão alcança em questões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômica do meio ambiente. Tudo isso me inspirou a desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estudar os problemas do meio ambiente para projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.

GC – Você gosta do trabalho que desenvolve no Crea-MT?

KM- Atualmente trabalho na função de assessoramento operacional no setor de Gerência de Apoio ao Colegiado do Crea-MT. Trabalho diretamente assessorando dos Conselheiros do Crea-MT e dou suporte aos trabalhos que eles desenvolvem nas Câmaras especializadas e na plenária. Como sou responsável pela Câmara Especializada de Engenharia Florestal acabo tendo contado com legislações da área e esse conhecimento me enriquece como profissional.

Perfil Profissional -Susana Pacheco de 30 anos, há seis anos é formada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Cuiabá (UNIC), com mestrado em Ciências Ambientais também pela UNIC.  Suzana trabalha no setor do Crea-MT, Gerência Financeira (Gefin).

GC – Por quê escolheu a profissão de Engenheira Ambiental?

Susana Pacheco – Por gostar de trabalhar com desafios, desenvolvimento e gestão dentro da sustentabilidade, que costumo dizer que é a pirâmide. Na qual inclui a sociedade, o meio ambiente e a economia.  Ou seja, um protege o outro.

GC – Qual o trabalho de uma engenheira ambiental e quais seus planos para o futuro?

SP – São muitas as atividades que envolvem a utilização e controle dos recursos naturais. Isso começa deste o projeto, a construção e o gerenciamento das operações de sistemas de obtenção e distribuição de água, da coleta e tratamento de esgoto e do seu descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. Quanto aos planos profissionais, futuramente pretendo seguir carreira de docente e passar tudo que aprendi para os novos profissionais da área.

*Equipe de comunicação do Crea-MT