ENGENHARIA DE CUSTOS: Evento aborda atualização das referências de custo do Sinapi

20 de setembro de 2018, às 17h53 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Seminário em Cuiabá pretende mostrar como está o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil,  uma ferramenta para previsão orçamentária e planejamento para execução de obras públicas.

O Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Senai Nacional promovem na próxima quinta-feira (27) o Seminário sobre a Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). O evento será realizado no auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), no horário das 14 às 17h30, em Cuiabá. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Para se inscrever, basta enviar nome, profissão/função e empresa/instituição para o endereço eletrônico sinduscon.mt@terra.com.br.

O seminário tem como público-alvo: empresários da construção civil, dirigentes das construtoras, orçamentistas, engenheiros, professores universitários, acadêmicos, contratantes de obras da União, Estado e Municípios; concessionárias de serviços públicos, autarquias, empresas públicas, agências, secretarias de obras e de infraestutura, técnicos de órgãos fiscalizadores e normatizadores, tais como Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (CREA-MT) e Polícia Federal em Mato Grosso (PF/MT); além de representantes da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso.

O evento trará a Cuiabá três palestrantes: o engenheiro civil Gerado de Paula Eduardo, consultor da Comissão de Obras Públicas (COP/CBIC) e gestor de Projeto de Revisão do SINAPI/CBIC; a engenheira civil Luciana Andrade Carlos de Mendonça, orçamentista do SindusCon/PE; e o arquiteto Mauro Fernandes Martins de Castro, gerente Executivo do Sinapi na Caixa Econômica Federal. Todos participam do mesmo seminário levado aos Estados pela CBIC, SENAI e Caixa.

O presidente do Sinduscon-MT, Julio Flávio Campos de Miranda, explica que o Sinapi passou por uma nova atualização e que a realização do seminário é uma oportunidade para entender a nova fase do sistema. “Os profissionais que atuam na construção civil não podem deixar de aproveitar esta chance para atualização profissional e saber como utilizar o sistema de forma mais adequada na elaboração dos seus orçamentos”, destaca ao lembrar que o Sinapi é a mais importante referência para formação de custos nas licitações públicas.

Miranda lembra que há muitas distorções em nível de Brasil para insumos utilizados no setor. “Mato Grosso é um estado de dimensões continentais, onde grande parte dos insumos chega via transporte terrestre. Então os custos com logística fazem com que o preço final de um produto seja diferente entre o praticado em Alta Floresta e o praticado em Rondonópolis, por exemplo. Existem insumos onde a diferença de preço chega a quase 100% por causa da distância do centro produtor”, esclarece.

Para outras informações o telefone é o 65 3627 3020.

O SINAPI – O Sinapi é indicado pelo Decreto 7983/2013, que estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, para obtenção de referência de custo, e pela Lei 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.

Para permitir a utilização dessas referências a Caixa disponibiliza em seu site os preços e custos do Sinapi para que possam ser consultados e utilizados como referência na elaboração de orçamentos. A gestão do Sinapié compartilhada entre Caixa e IBGE. A Caixa é responsável pela base técnica de engenharia (especificação de insumos, composições de serviços e orçamentos de referência) e pelo processamento de dados, e o IBGE, pela pesquisa mensal de preço, tratamento dos dados e formação dos índices. A manutenção das referências do Sinapi pela Caixa é realizada conforme Metodologias e Conceitos.

A adoção do Sinapi como referência de preços para serviços contratados com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) foi determinada inicialmente pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2003, perpetuando até 2013, quando foi suprimido da LDO para 2014, em função da publicação do Decreto 7983/2013. O IBGE publica em sua página na Internet os índices do SINAPI por Estado.

*Equipe de Comunicação do Sinduscon-MT