Empaer forma plantel da raça de ave Índio Gigante para produtores de Juína

8 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Uma nova raça de ave caipira está sendo pesquisada no campo experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá), a Índio Gigante. Considerada ave precoce, atinge o comprimento de mais de 1 metro de altura (medindo da unha a ponta do bico) e chega a pesar até 3 quilos em 120 dias. A empresa está formando um plantel de 40 matrizes pura e 4 galos para comercializar os pintinhos na região.

O técnico agropecuário da Empaer, Manoel Paula de Almeida é responsável pelo desenvolvimento e expansão da raça caipira na região. Segundo Manoel, há 20 anos um produtor trouxe a raça do Estado do Paraná e hoje o plantel não é puro, tendo aves mistas e sem raça definida. “No campo experimental estamos trabalhando mais de um ano com a raça e a nossa intenção é fazer animais puro para ampliar a plantel no município”, confessa.

As vantagens do Índio Gigante é a precocidade, rusticidades, beleza, tamanho, carne macia e saborosa. É um frango com todas as características do frango caipira comum. E as fêmeas caipiras põem em média 30% mais ovos que as similares comuns. Conforme o técnico, recentemente a empresa adquiriu 100 pintinhos e um frango puro. Cada pintinho custou em média R$ 15,00, e o frango reprodutor com sete meses de vida por R$ 300,00.

O Índio Gigante é uma ave dócil e elegante. A Empaer já formou um plantel para comercialização e o frango reprodutor está sendo vendido a R$ 30,00 a unidade e o pintinho com um dia de vida por R$ 15,00. “O frango caipira tradicional demora de 6 meses a 1 ano para o abate,enquanto o Índio Gigante leva apenas 4 meses. A maioria dos produtores estão aderindo a nova raça e adquirindo essas aves que fazem a diferença na hora da compra e da venda”, avalia Manoel.

Para apresentar as características da raça será realizada uma palestra técnica para os produtores rurais com objetivo de transferir tecnologias e conhecimentos sobre a criação da ave gigante. O evento será realizado no campo experimental de Juína, ainda no mês de outubro.

Fonte:Secom/MT