Empaer elabora diagnóstico da cadeia produtiva do leite

12 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural estiveram reunidos no município de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), para a elaboração do diagnóstico da cadeia produtiva do leite e as diretrizes técnicas regionais da bovinocultura de leite para a agricultura familiar. O evento aconteceu nos dias 4 a 6 de setembro, e contou com a participação de 23 técnicos de 15 municípios do Vale do Araguaia.

O Estado de Mato Grosso produz 1,3 milhões de litros de leite por dia e possui quatro bacias leiteiras nas seguintes regiões: Vale do São Lourenço, Oeste do Estado (Grande Cáceres), Norte do Estado e Médio Araguaia. O médico veterinário da Empaer e palestrante, João Batista Vechi comenta que essa é a primeira reunião e teve como objetivo proporcionar o nivelamento dos técnicos para realizarem o diagnóstico em seus municípios.

A bovinocultura representa uma das principais atividades econômicas para a agricultura familiar e vem enfrentando um problema na alimentação do rebanho. Vechi explica que uma vaca normalmente produz de 7 a 10 meses (período de lactação), e pode chegar a uma produção de até 10 litros de leite por dia, caso seja bem alimentada, com ingestão de forrageiras em quantidade e qualidade suficiente para atingir o seu potencial de produção.

Segundo o palestrante, nas áreas de assentamentos o rebanho bovino está passando fome e chega a atingir uma produção inferior a 3 litros de leite por dia. Para tentar mudar essa realidade ele enfocou o manejo do rebanho leiteiro, alimentação, sanidade, reprodução e instalação. Abordando sobre a qualidade do leite através da ordenha higiênica e armazenamento para evitar contaminação por bactérias, lembrou a Instrução Normativa 051 que regulamenta desde a coleta até a industrialização do leite.

O presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva Filho falou que o próximo evento será realizado em todos os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável. Pinheiro sugeriu aos técnicos para realizarem o diagnóstico nos municípios, levantando as necessidades da região para elaboração do plano de ação.

Estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, coordenador do regional da Empaer em Barra do Garças, Zélio da Costa Ribeiro e técnicos da região.

Fonte:Gazeta Digital