Em 2006, Brasil produziu só 22% do trigo que consome

23 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O aumento no preço do pão francês revela dificuldades brasileiras na produção do grão. A avaliação é de especialistas e representantes da indústria de derivados de trigo, como a farinha.

De acordo com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Brasil consome, em média, 10 milhões de toneladas de trigo por ano, mas a produção não chega a metade disso. Em 2006, com as secas e geadas que afetaram estados produtores, a situação foi ainda pior. A safra foi menor que um quarto disso: 2,23 milhões de toneladas.

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os principais produtores do grão no Brasil. A Embrapa Trigo e outras empresas de pesquisa estão investindo na produção em outros estados. “A expansão para a região do Brasil central – Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso – seria positiva por aproximar os produtores do mercado consumidor e facilitar a logística”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo, João Leonardo Pires.

Uma das principais dificuldades da produção brasileira de trigo, segundo Pires, está ligada aos problemas no transporte dos grãos. “Por causa do atrelamento ao transporte rodoviário, é mais barato levar trigo de navio da Argentina para a região norte do Brasil do que transportar trigo brasileiro de caminhão pelas estradas”, afirma.

Para o pesquisador da Embrapa, faltam políticas públicas para estimular a produção de trigo, considerada uma cultura de alto risco, pelas variações no preço e vulnerabilidade às mudanças climáticas.

A reivindicação é apoiada pelo presidente da Abitrigo – Associação Brasileira das Indústrias de Trigo, Samuel Hosken, para quem o Brasil tem condições agrícolas e industriais para ser auto-suficiente em trigo. “A indústria brasileira da moagem de trigo atualmente tem capacidade ociosa de 36%, por exemplo. Temos espaço para crescer”, afirma.
Fonte:Agência Brasil