Dia Internacional das Mulheres: Crea-MT recebe palestra: “ Tipos de Violência Contra Mulher”

13 de março de 2023, às 11h58 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Conselheiras, profissionais do Sistema e colaboradoras do Crea Mato Grosso foram homenageadas em comemoração ao “Dia Internacional das Mulheres”, quarta-feira, 08 de março, através da palestra: “ Tipos de Violência Contra Mulher”, realizada no plenário do Conselho, ministrada pela presidente da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB/MT), doutora Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral.

“O dia 08 de março tem por objetivo especialmente a conscientização, ou seja, que as mulheres tenham esse espaço de conversarem sobre a condição de “ser mulher” na sociedade. Muitos falam em comemoração? Sim por que? pelo fato  de sermos mulheres e por tantas conquistas. E a finalidade do encontro é realmente chamar a atenção pelo aquilo que a gente ainda vive e precisa fazer.   Na oportunidade mostramos os cinco tipos de violência:  a física, moral, sexual, patrimonial e a violência   psicológica, que entendemos o complexo de comportamentos, que já induzem até um adoecimento dessa vítima”, enfatizou Glaucia.

Na oportunidade, o presidente do Crea-MT, eng. civil parabenizou as diretoras que compõe o conselho a 1° vice-presidente, eng. agrônoma Lys Sueli, diretora –financeira, eng. civil Marciane Prevedello, vice-  diretora financeira, eng. sanitarista Rosidelma Guimarães vice-diretora admirativa, geóloga   Daiane da Silva Brum, a coordenadora da Comissão Crea Mulher, geóloga Sheila Klener, conselheiras, representantes de entidades de classe, profissionais do Sistema e colaboradoras presentes.

“ Com relação a profissional do Sistema Juares ressalta que o número de engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências “mulheres” vem crescendo constantemente em Mato Grosso e no país, o que contribui para o desenvolvimento econômico, seja na indústria, no campo e em outros ambientes, elas exercem o brilhante papel de executar suas funções com competência e seriedade, assumindo liderança. As mulheres conquistam seus sonhos, alcançam seu objetivo e criam novos caminhos com elegância, competência e inteligência”, detalhou Juares.

A coordenadora da Comissão Crea Mulher, geóloga Sheila Klener, fez uma explanação de seu histórico classista: “ Sou a primeira mulher a ocupar a presidência das entidades de classe:  Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso, a Agemat e da Federação dos Geólogos. Aproveito a ocasião para informar que em breve será criado um link de formulário para as profissionais do Sistema de Mato Grosso preencherem seus dados e principalmente a modalidade na qual pertence. Essa ideia surgiu durante   o Crea Mulher nacional no Encontro de Líderes em Brasília”, disse a coordenadora do Crea Mulher em MT.

Durante a palestra o superintendente do Crea-MT, Giovani Bertol, destacou que tem três mulheres em casa: sua esposa e as duas filhas, e preocupa com a realidade. Já que sempre manteve o respeito em qualquer âmbito da presença da mulher. “ Inclusive dou aula de tiro e tenho muitas alunas mulheres que são guerreiras e determinadas”, disse o superintendente.

Para a colaboradora do Crea-MT, Jéssica Augusta Borges que é graduada em Direito a palestra mostrou os cinco tipos de violência:  a física, moral, sexual, patrimonial e psicológica. “ Nós mulheres somos agentes fiscalizadoras da nossa defesa. Se permitimos estes tipos de violência em nossas vidas estaremos ocultando o agressor. E se cada mulher fizer a sua parte estaremos   contribuindo para a redução dos números de violência em MT, até mesmo no país”, detalhou Jessica.

Além do presidente Juares, diretoras e coordenadora do Crea Mulher de MT, também estiveram presentes diretora administrativa da Mútua Mato Grosso, eng. sanitarista Suzan Lannes, presidente da Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest), eng. de segurança do trabalho, Frederico Mansur  e a primeira mulher  presidente da Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE), eng. eletricista Adriana   Dussel.

Confira as fotos das homenagens aqui

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)  com contribuição de Sarah Mendes/Fotos: Igor Bastos  e Rennan Kawahara