Dia do engenheiro civil – Juares destaca ações em prol das modalidades do Sistema em defesa da sociedade

25 de outubro de 2021, às 11h15 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Uma das áreas que mais gera novos empregos no país, a engenharia civil vai muito além de projetos e construções. Nesta segunda-feira, 25 e outubro é celebrado o Dia do Engenheiro Civil, que também ajuda a promover novas soluções tecnológicas, visando o melhor bem-estar da sociedade, indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Data especial onde o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego destaca as ações que serão desenvolvidas durante a gestão junto ao Crea-MT.

“Apesar da pandemia do Coronavírus (Covi-19), que assola o país, meu dever é fortalecer e unificar as Engenharias do Sistema. A nossa luta em prol de um Conselho ético, transparente e digno será veemente, com muito trabalho pela frente nesse triênio 2021/2023”, disse Juares.

De acordo com ele, iniciou a gestão tanto na elaboração de ações e execução de propostas e demandas voltadas as melhorias dos serviços oferecidos aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua da capital e do interior do Estado, até porque em sua administração como presidente do Crea Mato Grosso sempre esteve voltada à interiorização do Conselho. Bem como na parte institucional do Crea-MT, juntamente com o plenário e apoio do quadro funcional.

“O Sistema tem contribuído para a valorização dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociência. Mas é preciso desenvolver muito mais pelos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua. Nessa nova gestão, temos vários desafios em parceria, principalmente na implementação de ações para modernizar e adequar os nossos procedimentos institucionais, operacionais e os normativos às novas realidades. Principalmente com o apoio e parcerias das Entidades de Classe, Ministério Público, Poderes Constituídos, e a defesa de legislações e políticas públicas importantes para o setor tecnológico”, explanou.

Ainda segundo Juares, durante os trabalhos pretende dar maior transparência nos processos e em pautas da plenária do Crea-MT, tornando-os acessíveis e de simples compreensão aos interessados. Alinhando com o Confea a implantação do Sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nacional, focando na digitalização e otimização de processos administrativos, visando um atendimento ágil e eficaz na prestação de serviços em defesa da sociedade.

“Vou defender e colaborar com a Mútua na divulgação e ampliação de seus benefícios e auxílios aos profissionais registrados no Crea, em alegação de todas as profissões e profissionais ligados ao Sistema Confea, Crea-MT e Mútua. Desenvolver ações na melhoria do Sistema de patrocínio e divulgação, facilitando o suporte as Entidades de Classe e suas atividades.  Buscando o fortalecimento e organização das categorias profissionais com maior transparência.  Implantar a gestão de entidades de classe profissional, aperfeiçoando as condições para Renovação do Terço, com indicadores de desempenho, participar de forma ativa junto aos órgãos de controle, promovendo troca de informações inerentes ao Sistema, ampliando e intensificando a fiscalização das atividades exercidas por leigos”, destacou ele.

O presidente do Crea-MT disse que sua gestão preza   pela sustentabilidade do Sistema profissional, adequando-o à realidade atual e ser protagonista em questões externas envolvendo as profissões do Sistema Confea/ Crea-MT e Mútua e não ser somente agente de reação.

Queremos criar prêmios e incentivos para projetos de tecnologia e inovação que atendam às necessidades da sociedade. Implementar o Programa Mulher no Crea-MT. Vamos reproduzir os prazos dos serviços prestados aos profissionais. Desenvolver a criação de um plano de saúde coletivo aos profissionais registrados no Crea-MT. Reabrir inspetorias dos municípios de Colíder e Comodoro e realizar manutenção adequada das atuais sedes, melhorando o atendimento aos profissionais.

“Na busca pela excelência, pretendemos construir a nova sede do Regional Mato-grossense e as Inspetorias de Água Boa, Cáceres, Barra do Garças, Guarantã do Norte e Alta Floresta em terrenos já doados ao Conselho pelos municípios, além da inspetoria de Tangará da Serra”, falou Juares.

Presidente do Crea-MT

Eleito presidente do Regional Mato-Grossense para o triênio 2021-2023, Juares Silveira Samaniego é natural de Ponta Porã no estado de Mato Grosso do Sul e reside na Capital Mato-Grossense há mais de 35 anos.  Graduado em engenharia Civil e de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e formado em Direito pela universidade Candido Rondon (UNIRONDON), Juares é especializado em Georreferenciamento e exerce há mais de trinta anos a atividade de perito, tanto em imóveis urbanos como rurais. Presidiu o Crea-MT de 2012 a 2016.  E em 2017, assumiu a cadeira de conselheiro federal no Confea e em 2018, o cargo de diretor-financeiro da Mútua nacional.

Cristina Cavaleiro /Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)