Dia do Engenheiro Ambiental: Crea-MT destaca atribuições do profissional da área

31 de janeiro de 2023, às 8h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Neste dia 31 de janeiro é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental, profissional que, em resumo, atua na gestão de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e melhorando a qualidade de vida das comunidades locais. No âmbito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) um dos representantes da profissão é o conselheiro eng. ambiental Thiago André da Silva.

Formado pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) em 2017, o engenheiro é especialista em Gestão de Projetos e Direito Ambiental. No momento, Thiago André atua como diretor executivo, sendo responsável pelas áreas de Engenharia, Construção e Meio Ambiente, implementando estratégias, metodologias, sistemas e processos que permitam a gestão integrada de projetos.

Segundo o engenheiro ambiental, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável e unir seu amor pela ciência e pela natureza foi o que despertou o seu interesse pela graduação. “Acredito que, como engenheiro ambiental, posso usar meu conhecimento para trabalhar em projetos que ajudem a promover a proteção do meio ambiente, a implementação de sistemas eficientes de gerenciamento de recursos naturais, bem como desenvolver políticas ambientais que ajudem a garantir que comunidades tenham acesso a recursos naturais limpos e seguros”, declarou.

Entre as atribuições de um engenheiro ambiental, Thiago cita: Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos, Gestão de Qualidade do Ar, Gestão de Riscos Ambientais, Educação Ambiental, Planejamento e Gerenciamento Ambiental, Engenharia de Processos Ambientais, Consultoria Ambiental, entre outras.

“Nós podemos ajudar a identificar e abordar problemas ambientais, desenvolver políticas ambientais, projetar sistemas de gestão ambiental, ajudar a monitorar a qualidade do ar, água e solo, e trabalhar em parceria com governos, empresas e organizações sem fins lucrativos para melhorar as condições ambientais. Além disso, somos especialistas em educação ambiental, conservação de recursos naturais, prevenção e remediação de poluição, desenvolvimento de projetos de monitoramento, gestão de resíduos e planejamento de recursos hídricos”, salientou.

É inegável que, atualmente, o mercado de trabalho da Engenharia Ambiental está em crescimento. Thiago André explica que a demanda por profissionais qualificados, principalmente no segmento Environmental, Social and Governance (ESG), está aumentando à medida que mais empresas buscam garantir a conformidade com regulamentos ambientais, a melhora da eficiência energética e a redução do seu impacto ambiental. Além disso, a preocupação crescente com a sustentabilidade e o crescimento do mercado de finanças verdes também estão criando oportunidades para os profissionais da área.

O curso de Engenharia Ambiental é relativamente novo no Brasil, sua oferta foi regulamentada pela Portaria nº 1.693, de 5 de dezembro de 1994, do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a pasta, atualmente o curso de Engenharia Ambiental é oferecido por 383 instituições de ensino superior (IES) em todo o país.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) | Fotos: Rennan Kawahara