Devoluções de cheques sem fundo aumentam 10,16%

17 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Mato Grosso registrou aumento de 10,16% na emissão de cheques sem fundos no primeiro semestre de 2007 na comparação com o mesmo período do ano passado. O índice passou de 1,87% nos primeiros seis meses de 2006 para 2,06% em período similar em 2007. A inadimplência estadual tem sido registrada desde fevereiro deste ano e no mês de junho, por exemplo, houve aumento de 19,11%, quando o indicador passou de 2,25% no ano passado para 2,68% este ano. No Brasil, o índice apresentou recuo de 0,71% na inadimplência, no primeiro semestre de 2007 em relação aos primeiros seis meses de 2006, quando o indicador de devolução baixou de 2,81% para 2,79%, respectivamente. Os dados fazem parte da pesquisa mensal feita pela Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, que realiza o levantamento em 19 Estados brasileiros.

O vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, afirma que não sabe explicar por que houve aumento na devolução de cheques emitidos no Estado, isso porque a utilização deste documento para compras parceladas está reduzindo a cada ano na região. Ele explica que os lojistas estão lançando mão de cartões de crédito nos estabelecimentos, além do tradicional pagamento efetuado por meio de carnês. “O uso de cartões próprios reduziu significativamente a utilização do cheque pré-datado nas lojas. Não sei como explicar porque Mato Grosso obteve este desempenho no semestre”.

Na comparação de junho (2,68%) com maio (2,81%) deste ano, Mato Grosso obteve uma redução de 4,62% no índice de inadimplência, o que na avaliação de Peron, ocorreu em função da estabilidade econômica regional, com a recuperação no preço das commodities, o aumento do salário mínimo acima do percentual inflacionário, e a estabilidade da moeda brasileira ante o dólar.

Nos dados semestrais da Telecheque, Mato Grosso aparece na 10ª colocação no ranking de Estados que registraram aumento na variação dos indicadores, sendo que a unidade da federação que apresentou maior percentual de crescimento nas devoluções foi a Paraíba, que passou de 3,23% no primeiro semestre de 2006, para 6,23% no mesmo período deste ano, um aumento de 128,24%. Conforme o balanço, entre os Estados que registraram queda na inadimplência estão Rio de Janeiro com redução de 25,58%, em que o indicador baixou de 3,44% no ano passado para 2,56% este ano. Na segunda posição aparece Minas Gerais com redução de 22,02% entre os semestres, cujo índice caiu de 3,36% em 2006 para 2,62% em 2007.

Fonte:Gazeta Digital