Delegação de MT participa da abertura da SOEA

9 de agosto de 2017, às 9h12 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

A 74ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que começou nesta terça-feira e segue até o dia 11 de agosto, é é realizada anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua reunindo todos os anos mais de 3,5 mil profissionais, estudantes e especialistas, sendo considerada o maior evento da Engenharia e da Agronomia no Brasil.

Pelo CREA-Mato Grosso, que conta com apoio da Mútua, são mais de 80 pessoas que estão participando da SOEA. Na delegação estão Conselheiros, Suplentes de Conselheiros, Inspetores, representantes de entidades e do CreaJR, além de servidores do Conselho que estão  ajudando na logística do evento.

Durante a cerimônia da abertura da Semana Oficial, que tem por objetivo promover debates sobre os principais assuntos técnicos, legislativos e referenciais das diversas categorias da área tecnológica, bem como alinhar o entendimento sobre a atuação e as estratégias dos Conselhos e da Mútua, foi reforçado que estarão em discussão durante os dias do evento o Cenário Socioeconômico e Ambiental, Recursos Hídricos – Abordagens Sustentáveis, além de Ética e Medidas Anticorrupção.

O presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, enfatizou em sua fala  que a responsabilidade dos profissionais da área tecnológica “vai além de construir moradias e viadutos, implementar saneamento e produzir alimentos; é construir o progresso do país”. Tadeu destacou que o tema central da agenda leva à reflexão: “Uma nação se desenvolve por meio do conhecimento e do notório saber técnico e científico”. Para ele, a responsabilidade ética na conduta e na forma de exercer a profissão também precisa ser colocada à disposição do Brasil.

Para o 2º vice-presidente do CREA-MT, o engenheiro agrônomo Clóvis do Lago Alburquerque, que está representando a presidente Kateri Felsky dos Anjos, é de grande importância a participação da delegação de Mato Grosso na SOEA, pois fortalece o que vem sendo desenvolvido hoje dentro do Conselho. “Estamos buscando um CREA cada vez mais transparente e com mais investimentos em tecnologia para agilizar o atendimento aos profissionais e para a comunidade. Aqui podemos conhecer e debater ações que estão dando certo e ainda trocar informações que irão melhorar a amplitude das categorias dos nossos profissionais do nosso Sistema” destacou Clóvis.

A parceria entre a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia para a realização da Semana, possibilita o custeio de delegações mais numerosas, garantindo a participação de mais profissionais de diversos Estados.

Programação

Nesta quarta-feira (09), primeiro dia de palestras, a agropecuária e a mineração no Brasil serão colocadas em discussão. A primeira palestra magna foi realizada pelo engenheiro agrônomo Alfredo Kingo Oyama Homma e teve como tema “Agricultura na Amazônia: Conflitos e Oportunidades”. Alfredo Homma é especialista em extrativismo vegetal na região e pesquisador da Embrapa e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Logo em seguida será a vez do engenheiro de minas Lúcio Flavo Gallon Cavalli fazer sua  exposição na segunda palestra magna, com o tema “Mineração e Meio Ambiente – Tecnologia e Inovação”. Lúcio Cavalli é diretor de planejamento da Vale e conselheiro do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)

O roteiro de palestras ainda inclui temas como “Dinâmica do Ciclo da Água nas Bacias Hidrográficas Brasileiras” e “Tecnologia de Irrigação no Brasil”. As mesas-redondas também debaterão assuntos como “Desenvolvimento Sustentável”, “Recursos Hídricos” e “Inovação, Ciência e Tecnologia”. Hoje, ainda um painel abordará a “Atualização da legislação que envolve o exercício profissional”.

Em paralelo à programação, também acontecem o 4º Congresso Técnico Científico (Contecc) e Exposoea, que tem representantes dos 27 CREA´s e de entidades nacionais e regionais ligadas ao Sistema Confea/Crea. A Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, promove a segunda edição do Mútua Premia entre outras atividades.

Fonte: Cleci Pavlack – ASCOM/ CREA-MT