Defesa Civil vistoria acúmulo de lixo

4 de janeiro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Defesa Civil de Cuiabá começou ontem um trabalho de prevenção às enchentes e alagamentos em áreas próximas aos rios e córregos. Durante a manhã, uma equipe da Defesa Civil percorreu os rios Cuiabá a Coxipó para identificar pontos de acúmulo de lixos ou outros fatores que possam contribuir para o estrangulamento da passagem da água. Vários pontos de degradação e acúmulo de detritos foram encontrados durante o trajeto.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Zanetti, apesar do lixo encontrado, a situação dos rios está melhor do que a equipe esperava. Zanetti contou que os pontos onde deságuam os córregos foram bem observados e estão praticamente limpos, com exceção do córrego do Gambá, que no ponto onde deságua no rio Cuiabá tem um amontoado de galhos. Conforme o coordenador, os galhos devem ir embora com a força da água.

O coordenador explicou que os pontos mais preocupantes estão no rio Coxipó. Em diversos pontos a equipe se deparou com bolsões de lixo formados praticamente por garrafas pets e sacos plásticos. “O lixo está acumulando nesses locais. Se houver uma chuva mais forte, existe o risco de a água não ter espaço para passar e acabar acontecendo uma enchente”, comentou.

Zanetti falou que a equipe identificou vários pontos de degradação, inclusive alguns gerados pela necessidade da plantação de subsistência dos ribeirinhos, que desmatam a vegetação da beira dos rios para aproveitar a terra. O coordenador da Defesa Civil relatou também que vários barrancos com sinais evidentes de erosão foram localizados durante a viagem.

A Secretaria de Meio Ambiente será avisada dos problemas encontrados nos rios para a fiscalização e limpeza. Zanetti alertou que a população precisa lembrar dos prejuízos que podem ser causados pelo hábito de jogar lixo nos rios. Uma nova vistoria ocorrerá dentro de 19 dias.

Fonte:Diário de Cuiabá