Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em 12 estados e no Distrito Federal

2 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Sedec – Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, divulgou, na quarta-feira (02), alerta de baixa umidade do ar aos estados do Acre, Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Maranhão e ao Distrito Federal.

Segundo a Sedec, a baixa umidade, até sexta-feira (3), deve-se a uma massa de ar seco que cobre boa parte do país. A Sedec alerta que a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30%, podendo cair para 20%, no Acre; Rondônia; sul do Pará; centro-sul de Tocantins; Goiás; centro-norte de Mato Grosso Sul; sul do Piauí; Mato Grosso; oeste, centro e norte de Minas Gerais; norte e noroeste de São Paulo; oeste da Bahia; sul do Maranhão e Distrito Federal.

Nesse período, a secretaria desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol das 10 às 17 horas, especialmente das 14 às 16 horas, quando a umidade do ar fica mais baixa, e recomenda ingestão de muito líquido para evitar problemas de desidratação.

A Sedec alerta ainda para o risco de incêndios florestais, recomendando que não se façam fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios precisam redobrar a atenção, devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Os alertas preventivos emitidos hoje basearam-se em informações do Cptec – Centro Nacional de Previsão do tempo e Estudos Climáticos e do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte:Radiobrás