Debater Geologia é Preciso

2 de junho de 2016, às 17h27 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

Nesta semana que se passou na segunda-feira dia 30 de Maio se comemora o dia dos geólogos, profissão que se dedica a estudar as rochas para compreender a história do nosso planeta.

A utilização dos bens minerais pelo homem se confunde com a própria história da humanidade, as idades que marcaram a evolução humana estão diretamente relacionadas à capacidade de se criar novas técnicas e utilidades para as rochas e minerais existentes no planeta Terra.

Hoje tudo que está ao nosso redor tem um pouco do trabalho do geólogo nele, desde o computador, celular ou tablete em que o leitor está usando agora, até as paredes da casa, as ruas, carros e até mesmo remédios e alimentos utilizam rochas para sua fabricação.

            Desta forma pode-se dizer que compreender a geologia e os bens minerais é importante para que o homem consiga conviver bem com o meio ambiente e com as limitações do nosso planeta, estudar e aplicar a geologia no dia a dia é fundamental para um futuro sustentável.

            Compreender a importância da geologia é fundamental para que os gestores e a própria sociedade como um todo tome decisões conscientes e tecnicamente embasadas, contudo, o que se é observado é que por muitas vezes o estudo técnico é deixado de lado, um belo exemplo disso é a política estadual de geologia e recursos minerais que é prevista na Constituição Estadual de 1989 nos artigos 297 a 299 a mais de 25 anos e até hoje nunca foi implementada. Esta política é fundamental para que o estado cresça de forma sustentável realizando um uso e ocupação do solo de forma correta, preservando aquíferos e explorando os bens minerais da melhor forma possível.

            Nesta sexta-feira dia 3/6 ás 14 horas esse assunto será abordo em uma audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa através de solicitação do Dep. Wilson Santos. Será uma oportunidade de toda a sociedade poder debater geologia e todos seus aspectos.

            A atividade faz parte da comemoração do dia dos Geólogos organizado pela Associação dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), o Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (SINGEMAT) e a Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE).

            Além da audiência ocorrerá ainda as oito da manha uma palestra do com a temática Situação Atual do controle de barragens de mineração no Brasil, ministrada pelo Geólogo Walter Lins Arcoverde, Diretor de Fiscalização da Atividade Minerária do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

            Precisamos debater e construir políticas sempre embasadas pelo conhecimento técnico, mas sempre envolvendo a sociedade no debate de forma a considerar todos os aspectos sociais e ambientais. Venha comemorar o dia do Geólogo conosco e participar deste importante debate.  

 

Caiubi Kuhn

Docente do Instituto de Engenharia, Campus de Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);

Conselheiro-Suplente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);

Diretor de Benefícios e Relações Sindicais do Sindicato dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (SINGEMAT);

Presidente da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE)

E-mail: caiubigeologia@hotmail.com