Curso de Engenharia Civil da UFMT

21 de outubro de 2021, às 15h36 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Foi criado em 1968 no antigo Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC), subordinado à Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso.  Seria bom lembrar aos mais jovens que até há pouco tempo existiam no Brasil apenas três cursos superiores: Medicina, Direito e Engenharia.  De lá para cá nasceram outros cursos.

Uma curiosidade: o curso de fisioterapia só foi criado quando o Presidente Costa e Silva foi acometido de um AVC, e o único tratamento para o seu caso seria a fisioterapia, curso até então inexistente nas nossas universidades, isso em 1968.

A nossa engenharia lutou muito para sobreviver, desde a disputa por um espaço físico para ministrar suas aulas teóricas, obtenção de recursos para compra de equipamentos para laboratórios, e contratação de pessoal docente qualificado, pois os seus salários eram quase que simbólicos.

Com todas as dificuldades encontradas, as primeiras turmas demonstraram no mercado de trabalho, por se formarem excelentes profissionais, contribuindo e muito na credibilidade do curso.

A 1ª turma de engenheiros Civis da nossa UFMT colou grau em janeiro de 1973, em formatura unificada ás 20 horas, no estacionamento da piscina do Campus.

O patrono dos formandos foi Jarbas Gonçalves Passarinho, o Paraninfo Pedro Pedrossian, e com muita honra fui nome da turma.

Anos depois a UFMT foi fundamental na decisão do Governo Federal, para a divisão do Estado, e a Engenharia Civil peça importante na expansão das nossas fronteiras.

Associamos a ABENC pelas homenagens prestadas a nossa pioneira Escola de Engenharia Civil da UFMT.

Parabéns minha Engenharia pelo seu meio século de existência vitoriosa!

 

Médico Gabriel Novis Neves-reitor fundador da UFMT