CUIDADO! VEÍCULO “ZANZANDO” NA PISTA!

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

De repente o veículo que vai a sua frente começa a “zanzar” na pista. Você vai tentar ultrapassá-lo e lá vem ele pra cima. Você freia aumenta a distância e se prepara para uma nova tentativa. Quando inicia a ultrapassagem, lá vem ele novamente. Aí você se conscientiza de que é melhor ficar longe do que tentar ultrapassá-lo. Afinal, este motorista está colocando em risco não somente a vida dele, mas também a sua e de outros que estejam próximos. “Zanzando” deste jeito e assustando a todos, ele pode causar um acidente sem ao menos perceber ou sequer se envolver.
O que será que está acontecendo com quem está dirigindo este veículo? Olha isso!!! Quase derrubou o motociclista!!! Será que está bêbado? Ou passando mal? Nem ao menos escuta as buzinas de alerta dos demais motoristas!!
Na tentativa de saber o que está havendo, você começa a prestar mais atenção no que se passa no interior do veículo e apesar da visão comprometida pelos vidros escuros, percebe que o motorista está um tanto quanto inquieto e gesticulando a todo instante como se tivesse deixado cair uma brasa de cigarro no colo ou tentando se livrar de alguma abelha intrometida. Hummmm!! O motorista deve estar discutindo com alguém sentado ao lado ou no banco traseiro. Reparando melhor você percebe que não tem nenhum passageiro no carro e que o motorista está sozinho!!! Então, o que é que está acontecendo?!
Finalmente você consegue ficar ao lado dele quando o semáforo fica vermelho. Chega até a ouvir os berros e palavrões proferidos pelo motorista. Arrisca um olhar e percebe o que está havendo. Ele está esbravejando ao celular!!
Você sabia que estudos da ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego apontam como sendo dois os fatores que interferem na atenção do motorista que dirige falando ao celular?
– Os Operacionais que são aqueles relacionados com o manuseio do telefone (procurar e pegar o celular, discar ou olhar o número que chamou, prender o celular com a cabeça e o ombro, e outros).
– Os Não Operacionais que dividem-se em Psicológico (como o nosso “kamikase” do texto acima, onde o motorista se envolve emocionalmente com a “conversa”) e Cognitivo (resultante das alterações da atenção causadas pela simples tarefa de elaboração e compreensão de frases juntamente com o ato de dirigir um veículo).
Lembre-se: Nunca dirija falando ao celular! Se o aparelho tocar ou você tiver que fazer uma ligação, pare o veículo em local seguro. Assim evitará acidentes, multa e perda de pontos na carteira de habilitação.

Luiz Roberto M. C. Cotti
Projeto Sobrevivência no Trânsito
11.9357-7310 – 11.5531.5411
sobrevivencianotransito@hotmail.com