CreaJr-MT promove palestras na UFMT em homenagem ao engenheiro Sanitarista e Ambiental

17 de julho de 2018, às 15h20 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Uma seleção de palestras temáticas em homenagem ao Dia do Engenheiro Sanitarista e Ambiental comemorado nacionalmente na data de 13 de Julho, foram realizadas pelo Crea Júnior de Mato Grosso (CreaJr-MT), no auditório João Barbuino Curvo Neto, na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O encontro abordou o “Futuro da Gestão em Saneamento” e conhecimentos específicos referentes ao tema.

O coordenador Regional Centro Sul do Crea Jr-MT, Joberth Firmino Gambati,  explicou que o evento  também é  organizado  pelo programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental secção Mato Groso (ABES-MT) e da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de MT (AESA-MT), além de contar com a participação  de acadêmicos dos cursos de engenharia  Sanitária  e Ambiental, Química, Ambiental e outros cursos relacionados ao Crea-MT.

“Estamos preocupados com o sistema ambiental e encontros como esse despertam o interesse do Crea-MT, Crea-Jr e instituições relacionadas a se unirem e discutir o tema destacado. Desta forma, os futuros profissionais da engenharia sanitária e ambiental e a sociedade irão entender sobre os objetivos que integram o saneamento, e a importância dos assuntos discutidos, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, trazendo profissionais para abordar o Futuro da Gestão em Saneamento e conhecimentos específicos em volta do tema”, detalhou o coordenador Regional Centro Sul do Crea-Jr.

O presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa-MT), engenheiro Sanitarista Jesse Barros, que ministrou sobre as atividades previstas do Engenheiro Sanitarista e Ambiental, destacou que o encontro mostra para a sociedade, o papel e a importância e das atribuições do profissional da Engenharia Sanitária, marcando no meio acadêmico o Dia da Engenharia Sanitária – 13 de julho.

“Essa é uma oportunidade para divulgar o que nós engenheiros dessa área fazemos. Qual a importância dessa profissão em Mato Grosso e no Brasil. O profissional do saneamento básico está presente em todas as esferas ou seja, quando se fala em água, esgoto e drenagem precisará desse profissional para conduzir o trabalho. É de suma importância que toda prefeitura tenha no quadro de funcionários um profissional dessa titulação atuando nas atividades referente ao saneamento básico”, destacou.

Já o diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea em Mato Grosso (Mútua-MT), Adjane Prado, apresentou para os futuros profissionais da engenharia sobre a Mútua e seus benefícios sociais. “A Caixa dos Profissionais do Crea Mato Grosso, oferece a seus associados, planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro. Benefícios esses que mostramos para alguns profissionais, tanto que atraímos alguns mutualistas”, enfatizou Adjane.

O evento contou a com participação de novos profissionais da Engenharia Sanitária e Ambiental, a exemplo da recém-formada Thaiana Todeschine, a qual afirmou que as palestras serviram de parâmetros de como é o saneamento no estado.

“A palestra Gestão de gerenciamento integrado de resíduos sólidos em Mato Grosso, desafios e oportunidades, do professor Dr. Eng. Paulo Modesto Filho, por exemplo, faz um panorama dos resíduos sólidos em Mato Grosso, com dados atualizados, não do que encontramos nos livros que são informações na maioria das vezes, defasadas. Os dados repassados pelo professor são estudos recentes de pesquisas feitas por acadêmicos e docentes da UFMT”, disse Thaiana.

A Acadêmica do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT, Joelina Silva dos Santos aproveitou o momento para absorver informações de interesse da atuação futura, principalmente bagagem profissional. Seja na carreira docente ou para o mercado de trabalho na área.

A conselheira do Crea Mato Grosso e membro da Aesa-MT, engenheira Sanitarista Deise Miranda Marimoto, apresentou um projeto de coleta seletiva do bairro Araés, que está sendo elaborado pela Aesa-MT em parceria com o Crea-MT. O projeto envolverá o comércio local e escolas municipais, estaduais e particulares da região.

Palestras –  A presidente da ABES/MT, Eng. Denise Duarte, falou sobre o ranking ABES da universalização do saneamento e a diretora de Regulação e Fiscalização da Arsec, Eng. Rosidelma Santos destacou o papel da Agência Reguladora de saneamento em Cuiabá.  O coordenador Adjunto do JPS-MT, Leonardo Ribeiro Pimentel apresentou o programa Jovens do Saneamento.

Já o professor Dr. Eng. Paulo Modesto Filho, ministrou sobre a gestão de gerenciamento integrado de resíduos sólidos em Mato Grosso, desafios e oportunidades.  Já Jefferson Luiz Lima da Silva, representante da empresa de saneamento, Nascentes do Xingu, expôs sobre a importância da profissão ligada ao Saneamento.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT