Crea-SP faz blitz no município de Suzano e notifica 126 obras

8 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP ) promoveram nessa semana vistorias em obras de Suzano. Durante as ações, foram visitados 126 empreendimentos. Todos foram notificados. O chefe da Unidade Operacional do Crea na cidade, Domingos Alves dos Santos, aponta que a maioria das irregularidades encontradas estava relacionada à falta de profissional responsável. Outros municípios do Alto Tietê também receberam os representantes do Conselho .

Segundo o gerente regional do Crea , Emílio Carlos Pelegrini Martim, os fiscais notificam o responsável pela obra quando encontram qualquer irregularidade. “Seja a falta de uma placa em frente ao local, ou a ausência de alguns documentos, nós apontamos a ilegalidade e damos a notificação. Porém, é uma decisão momentânea. Damos o prazo de dez dias para o problema ser resolvido. A partir daí o caminho é outro, podendo ocorrer até a autuação”.

Número de obras
Em Suzano, as 126 obras visitadas foram notificadas. Santos esclarece que o maior problema nesses empreendimentos foi ausência de profissional qualificado para acompanhar os trabalhos. “A falta dessa pessoa coloca em risco a segurança de todos. Por isso, além de constatar se existe o apoio profissional, também pregamos a necessidade da profissão ser exercida legalmente e com responsabilidade”.

Durante a semana houve ainda diligências em empresas que convertem veículos para a utilização do Gás Natural Veicular (GNV). “Tivemos alguns problemas com empresas desse segmento e resolvemos fazer esse acompanhamento na cidade. Por enquanto, fomos a três delas e encontramos duas em situação regular e outra com problemas, sendo a falta de um técnico especializado”, disse Martim, adiantando que essas fiscalizações se estenderão até o final deste mês.

Santos destaca que a partir de agora o outro foco das vistorias do Crea na cidade será checar se as mais de duas mil empresas terceirizadas instaladas em Suzano mantêm funcionários capacitados para atender ao público. “Fizemos um levantamento e apareceram esses números. Agora resta saber se todas têm alguém com conhecimento técnico para exercer a função”.

Região
Além de Suzano, outras cidades do Alto Tietê foram acompanhadas pelos fiscais do Crea na última semana. De acordo com Santos, em Poá foram 44 obras notificadas, enquanto em Ferraz de Vasconcelos 39 apresentaram alguma irregularidade e outras 16 em Itaquaquecetuba. O município de Mogi das Cruzes está em fase de fiscalização esta semana.

Fonte: Diário de Suzano