CREA se une à campanha Dezembro Vermelho

11 de dezembro de 2023, às 11h43 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) se une ao “Dezembro Vermelho”. Por esse motivo, neste mês, a fachada da autarquia ficará iluminada com a cor alusiva à data. A campanha, instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com a doença.

Os objetivos principais são conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce, redução do estigma e discriminação associados ao HIV/AIDS, incentivando a utilização de preservativos, testagem regular, tratamento adequado e apoio às pessoas infectadas.

O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, destaca a importância de apoiar a causa. “Essa é uma iniciativa essencial para informar não só os profissionais do sistema, mas toda a sociedade, sobre as formas de contágio, como se prevenir, como é o tratamento, e também para ajudar a combater o preconceito em relação aos portadores do vírus”, reforçou.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo.  A transmissão pode acontecer por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação. O tratamento envolve o uso de terapia antirretroviral (TAR), que é uma combinação de medicamentos que visam controlar a replicação do vírus e impedir que o sistema imunológico seja danificado. A TAR não cura o HIV, mas pode suprimir a carga viral a níveis muito baixos, permitindo que a pessoa viva uma vida saudável e reduzindo drasticamente o risco de transmitir o vírus.