Crea-PR lança Grupo de Trabalho Mulher

7 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR) fará o lançamento do Grupo de Trabalho Mulher. O GT Mulher reunirá profissionais das áreas tecnológicas com vistas à valorização da mulher como agente efetivo e eficaz na elaboração de políticas públicas para promoção do desenvolvimento do país. Além disso, o GT irá discutir temas relacionados às profissões e à divulgação de iniciativas voltadas à tecnologia social com a participação das mulheres.

A diretora de planejamento da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), arq. Teresa Elvira Gomes de Oliveira, apresentará o programa social “Urbanização de Assentamentos Precários”. Na continuidade do programa, outras profissionais apresentarão seus projetos com temas que mostram como a mulher da área tecnológica participa de forma efetiva na construção de um mundo mais justo, por meio de projetos sociais desenvolvidos.

O GT Mulher será apresentado pela arquiteta e conselheira federal Angela Canabrava Buchmann, que também fará a apresentação do GT Fórum da Mulher Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e do Prêmio Fórum Mulher, a ser entregue durante a 64.ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), que será realizada de 12 a 18 de agosto no Rio de Janeiro (RJ).

Entre os objetivos do trabalho proposto está debater a participação das mulheres profissionais da área tecnológica; promover a interação das profissionais dos Conselhos Regionais; ampliar os conhecimentos dos problemas que afetam a posição da mulher no mercado profissional e reconhecer as profissionais que contribuíram para reverter o quadro diferencial do tratamento dado as mulheres no mercado de trabalho.

Números no Paraná
Dados de 2007 do Crea-PR demonstram que dos 14.804 profissionais da Agronomia registrados no Conselho, apenas 11% são mulheres. Na Engenharia Civil, a representatividade feminina é de 14%. O mesmo percentual se repete na Geologia e Engenharia de Minas. A exceção é apenas na área de Arquitetura: dos 5.541 profissionais registrados no Conselho, 60% são mulheres

Fonte: Confea