Crea-MT sedia reunião sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cuiabá

15 de março de 2018, às 13h24 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, participou da abertura da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE), na última sexta-feira (09/03), para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A reunião foi realizada no auditório “Eng. Civil Rubens Paes de Barros Filho”, do Crea-MT, e, contou com a presença do Conselheiro Federal por Mato Grosso, Juares Silveira Samaniego, que também é Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) de Cuiabá.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o presidente do Crea-MT, João Valente, enalteceu a iniciativa de trazer para o Conselho um tema tão importante que é o planejamento do abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital do Estado de Mato Grosso.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, também preside o Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico, e enfatizou durante sua fala, que o plano deve atender aos princípios fundamentais da Lei Federal 11.445/2007. Já as revisões do plano devem ocorrer em prazo não superior a quatro anos. “Por ser um instrumento de planejamento e gestão participativa, estão previstas reuniões nos distritos e nas quatro regiões de Cuiabá para colher informações para a etapa do prognóstico”, explicou o secretário.

Durante a reunião, a diretora de Regulação e Fiscalização da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Rosidelma Guimarães, apresentou a estrutura e organização do processo de revisão do plano (água e esgoto) e a responsabilidade pela elaboração e operacionalização dos processos.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT