Crea-MT sedia BIM DAY promovido pelo Instituto de Engenharia de Mato Grosso

12 de novembro de 2018, às 18h36 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Foi promovido pelo Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT) em parceria com a BIM ACADEMYM – um centro de treinamento especializado em Building Information Modeling (BIM), dia 09 de novembro, no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) o evento BIM DAY. “Esta nova plataforma tecnológica irá beneficiar os profissionais do sistema pois com ela todos terão uma precisão maior no desenvolvimento de seus projetos”, avalia um dos participantes da mesa de honra do evento e assessor parlamentar e de relações institucionais do conselho, Eloi Pereira.

Segundo a presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT) engenheira civil Edinete Ferreira Guimarães de Moraes, o objetivo da capacitação é manter os profissionais de Mato Grosso atualizados. “BIM (Building Information Modeling), em português Modelagem de Informação da Construção, é um processo baseado em um modelo inteligente para planejamento, projeto e gestão de construções e infraestrutura. Não cria apenas projetos digitais 2D e 3D, como também modela objetos de uso que possuem inteligência, geometria e informação.”, disse Edinete.

Ela ainda completou que, por exemplo, se um elemento modelo é alterado, o software BIM coordena a alteração em todas as visualizações que mostram aquele elemento, porque essas são da mesma informação subjacente – arquitetos, engenheiros estruturais e empreiteiros trabalham de forma mais colaborativa, acessando e utilizando o projeto de forma que a informação capturada no modelo permaneça consistente e coordenada.

“O papel das associações, entidades de classe e institutos estão na valorização profissional assim como o poder do BIM reside na informação, a qualquer momento do ciclo de vida do projeto, já que estará acessível virtualmente e acionável para ajudar a informar as suas tomadas de decisões em situação e análise, além de reduzir o gasto na correção de erros e de trabalho. Ele ajuda a transmitir a intenção de projeto do escritório para o campo, reduzindo as mudanças de ordens e problemas na coordenação. As soluções em BIM da Autodesk formam um portfólio compreensivo de informações que ajudam você a capturar o maior valor em cada fase do seu trabalho”, concluiu a presidente do IEMT.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT