Crea-MT realiza 2° Treinamento de ART no eCrea e abre inscrição para próxima semana

23 de janeiro de 2020, às 17h09 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Coordenadora do CATE, Susana Pacheco e o gerente de TI do Crea-MT, Leonardo Silqueira

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizou dia 22 de janeiro, a 2° Capacitação de Preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica no sistema eCrea.

Ao dar as boas-vindas aos profissionais presentes, o presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente falou sobre a tabela de Obras e Serviços (TOS). Com a implementação da tabela TOS, deixam de ser utilizados os códigos de obras e serviços na hora do preenchimento da ART, passando a utilizar nomenclaturas técnicas. O Sistema de ART utilizado no eCrea permite inserir na observação complementar um resumo com até 110 caracteres, conforme definido pela resolução n° 1025 de 2009, do Confea.

Presidente do Crea-MT, João Pedro Valente

A coordenadora da CATE (Coordenadoria de Acervo Técnico), Susana Pacheco, fez algumas simulações do Preenchimento de ART no Sistema eCrea. “ Também mostramos os três tipos de ARTs, bem como o passo a passo do modelo. A primeira ART foi a de cargo e função, que é para o profissional ser responsável técnico por uma empresa. A segunda ART é a de Obras e Serviços, onde o profissional informa a ART, atividade e serviço relativos a prestação de serviços que está sendo executado. A terceira é a ART múltipla mensal, que é referente ao serviço de rotina, além de explicações dos três tipos de ARTs. Também foi explicada a tabela TOS que foi padronizada com todo país e como funciona sua aplicação na emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica”, detalhou Susana.

A Gerencia de Tecnologia da Informação do Crea-MT informou sobre os serviços que podem ser realizados de forma online, acessando a página do profissional ou da empresa. Também foi explicado   como os profissionais acessam as ARTs até 2019 e os serviços relacionados a essas Anotações de Responsabilidade Técnicas.

Engenheira sanitarista e ambiental e de segurança do trabalho, Isadora Pacheco

Para a engenheira sanitarista e ambiental e de segurança do trabalho, Isadora Pacheco, a capacitação de Preenchimento de ART no novo sistema eCrea realizada pelo conselho é uma excelente inciativa e sanou todas as dúvidas que estavam pendentes sobre esse processo. “ Os profissionais tiveram a oportunidade fazer perguntas com respostas imediatas do Crea-MT”, disse a profissional que participou do encontro.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) convida os profissionais do sistema para participarem do Curso de Preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no novo sistema eCrea.

Estiveram presentes no encontro também, os superintendentes Operacional, Giovani Marcos Bertol, Executivo Administrativo, Átila Kleber Oliveira Silveir, gerente de Controle Operacional, Renilda Alcântara e o gerente da Tecnologia da Informação, Leonardo Silqueira.

O superintendente Operacional do Crea Mato Grosso, Giovani Marcos Bertol, explicou que a capacitação serve para tirar dúvidas e auxiliar os profissionais sobre preenchimento da ART no sistema eCrea. Devido à alta procura por parte dos profissionais, o Crea-MT decidiu realizar todas as quartas-feiras o treinamento até serem sanados todos os questionamentos.

O próximo treinando será no dia 29 de janeiro de 2020, das 18h30 ás 20h, no auditório do Crea-MT. “São disponibilizadas 70 vagas aos profissionais. Para fazer a inscrição acesse aqui

Texto e fotos:  Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT