Crea-MT quer otimizar fiscalização e investe em novo plano de ação

15 de janeiro de 2019, às 17h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Com um novo formato de ações fiscalizatórias previstas para este ano de 2019 e com o objetivo de tornar o trabalho de fiscalização do exercício profissional no estado mais eficiente, o presidente do Regional João Pedro Valente, o primeiro vice-presidente Joaquim Paiva de Paula e o vice-diretor financeiro Marcelo Capellotto, entregaram nesta terça-feira, 15 de janeiro, aos agentes fiscais do Crea-MT oito novos veículos logotipados, equipados com GPS e controle de frotas. Os mesmos já estão sendo utilizados pelos fiscais nas Inspetorias para combater o exercício ilegal em obras e serviços técnicos e, dessa forma, assegurar mercado de trabalho ao profissional registrado levando mais segurança à sociedade.

Para os engenheiros civis Thiago Gianeli e Laís Lima dos Santos, ambos residentes em Rondonópolis, a notícia é positiva uma vez que o Estado de Mato Grosso possui dimensões extensas e conta com  um número reduzido de fiscais e precisa intensificar a sua atuação. “Vejo que sempre podemos melhorar. Temos visto que o trabalho do Crea-MT em parceria com órgãos públicos é bastante efetivo para a sociedade, porém nós profissionais queremos que essa fiscalização ao exercício ilegal das nossas profissões seja ampliada. Tenho certeza que os novos veículos irão contribuir para este fator”, avaliou Laís Lima dos Santos.

“Parabenizo a atual administração pelo investimento mas acredito que o Crea-MT precisa de mais veículos e mais fiscais para conseguir intensificar as ações de fiscalização. Em Rondonópolis, por exemplo onde atuo e resido, temos apenas um veículo.  Mesmo assim, acho pouco, deveria haver mais, tendo em vista que toda a região é fiscalizada e não somente a cidade de Rondonópolis”, disse Thiago Gianeli.

Veículos substituídos.

A renovação da frota de carros, através da aquisição de oito veículos utilitários esportivos SUV, substituiu os antigos veículos hatch. A compra é proveniente de convênio com o conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) a partir do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu). “A aquisição visa dar melhores condições para que os agentes de fiscalização possam desempenhar suas atividades com a utilização de veículos modernos e seguros. Com isso, busca-se intensificar os trabalhos de fiscalização em todo Estado, haja vista que a frota agora conta com 27 carros onde o mais antigo data de 2015. É importante ressaltar que já em Fevereiro, após um treinamento com os agentes fiscais, colocaremos em prática o novo Plano de Fiscalização que prevê novo formato com ações a partir de pólos com o objetivo de reduzir o tempo de fiscalização e ampliar a quantidade de locais visitados. Tudo direcionado pelas Câmaras Especializadas do Crea-MT”, explicou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

No total, o Crea-MT passa a contar com oito veículos SUV ano 2018, sete veículos HATCH ano 2015, e 12 veículos utilitários, sendo seis anos 2016, quatro anos 2015 e dois anos 2018. “Ao longo do ano, o Crea-MT continuará  investindo na modernização da sede e suas inspetorias, novos equipamentos, como computadores e notebooks, e todos os itens necessários foram adquiridos para o aperfeiçoamento do trabalho dos funcionários e a consequente melhora e eficiência dos serviços prestados à sociedade e do atendimento ao público”, disse João Pedro Valente durante reunião com os agentes fiscais detalhando que o processo de modernização também engloba as instalações físicas. “Os espaços da sede e inspetorias foram equipados com móveis novos, como mesas, cadeiras e armários, que proporcionam um ambiente de trabalho mais moderno e funcional”, destacou.

*Texto: Jornalista Rafaela Maximiano Fotos:Igor Bastos

*Equipe de Comunicação do Crea-MT