O Crea-MT promoveu 1° Programa de Treinamento e Capacitação Corporativa (1º PTCC)

15 de fevereiro de 2019, às 17h13 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Entre os dias 13 a 15 de fevereiro funcionários e conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), participaram do “1° Programa de Treinamento e Capacitação Corporativa” (1º PTCC) com o objetivo de melhorar as relações interpessoais, a qualidade de vida no trabalho e a qualidade dos serviços prestados pelo Regional. O Programa de capacitação foi promovido com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu).

O primeiro projeto de capacitação corporativa que foi desenvolvido pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gegep) teve sua realização alternada com o programa de treinamentos e, a apresentação do Planejamento Anual de Fiscalização 2019, oportunidade em que os coordenadores de Câmaras Especializadas passaram as diretrizes de fiscalização aos agentes fiscais.

“As palestras envolveram uma série de temas: entre ética pessoal e profissional, marketing pessoal e organizacional, comunicação assertiva no trabalho. Tudo levando em considerando os resultados que os funcionários do Crea Mato Grosso precisam obter, de técnicas, para ter excelência no trabalho”, explanou o palestrante Marcos Marcedo da Empresa Taques Tavares Consultoria, durante a execução das palestras: ‘Ética Profissional, Marketing Profissional e Organizacional e de Comunicação Organizacional Corporativa’ realizadas no auditório da instituição.

O palestrante explicou ainda que o assunto tratado teve o intuito de despertar uma nova maneira de pensar, fazendo com que as pessoas se preocupem não só em agir de forma ética, mas também de transmitir essa cultura para seus colegas de trabalho, família e sociedade como um todo. Já a comunicação organizacional corporativa, é uma ferramenta primordial para quem atua em contato direto com o público, como é o caso do Setor de Atendimento do Regional Mato-grossense.

“Podemos destacar que mais de 90% das dificuldades que existem no mundo nas relações humanas existem por falhas de comunicação. Pelas pessoas não compreenderem umas às outras. O principal objetivo com o tema, foi de despertar o interesse em se comunicar bem e mostrar as formas de alto conhecimento.  É comum em nosso dia-a-dia nos envolvermos na rotina de trabalho e não fazemos algumas reflexões importantes sobre a nossa postura. Precisamos pensar em como estamos agindo, em como as pessoas estão nos vendo. Para que possamos nos corrigir, e com isso prestarmos serviços de qualidade para a sociedade”, declarou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, sobre o evento, e que deve se repetir com outros temas e edições ao longo do ano, durante a capacitação dos demais cursos do programa, entre eles, a academia de desenvolvimento de líderes, também prevista pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu).

(CONFIRA A GALERIA DE FOTOS)

“Os seminários realizados pelo Conselho são uma forma de modernizar nosso conhecimento.  Estamos em pleno século 21, denominado uma época de rápida atualização. A partir daí considero que a capacitação contribui para tudo, inclusive novas tecnologias e estudos do comportamento humano”, avaliou o agente de fiscalização da inspetoria de Vila Rica, Alexandre Augusto Belle.

Já Patrícia de Melo Silva, assistente administrativa da Inspetoria de Guarantã do Norte, afirma que o evento foi uma ferramenta para agregar conhecimento para os funcionários do Conselho. “Toda mudança referente ao conhecimento é válida, principalmente quando se está lidando com o público, já que nosso alvo é o profissional do Sistema Confea/Crea e as legislações alteram constantemente”, disse.

O gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição, afirmou que o seminário foi um divisor de águas para os funcionários. “As palestras foram bastante positivas. Trabalha postura, ética de um novo cenário que se instalou em nosso país, buscando fazer a diferença. Trabalhamos para a sociedade e a cada dia que se passa ela está cobrando mais dos servidores públicos.  É o momento de a gente potencializar nossas ações, de forma eficaz, por meio do atendimento e procedimentos do dia-a-dia”, declarou o gerente.

A gerente de Gestão de Pessoas do Conselho e responsável pelo projeto de capacitação e pela seleção dos temas aplicados, Francielle da Silva Oliveira, destacou a importância de trabalhar as habilidades essenciais à comunicação e a postura ética profissional, explorando técnicas inerentes para melhorias da qualidade dos serviços, que são elementos essenciais do processo de comunicação. “O evento foi planejado especialmente para todos os colaboradores do Crea-MT, em especial nesta ocasião os polos das inspetorias que agregam a fiscalização e o atendimento ao público”.

Ao fazer o encerramento do Seminário, o presidente do Conselho, João Pedro Valente, fez um balanço das ações durante os três dias de evento. “Vale ressaltar que o nosso encontro foi de grande proporção, principalmente com relação as palestras educacionais. Nesses dias de Seminário, recebemos, além dos funcionários do Regional também das inspetorias do interior do Estado, que tiveram a oportunidades de tirar dúvidas sobre a fiscalização e outros setores. Foi bastante proveitoso para todos”, avaliou.

*Jornalista Cristina Cavaleiro Fotos Igor Bastos

Equipe de Comunicação do Crea-MT