Crea-MT promove palestras relacionadas à engenharia civil em Barra do Garças

16 de abril de 2024, às 16h54 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Na última segunda-feira (15), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em parceria com a Universidade Unicathedral – Centro Universitário, promoveu palestras técnicas voltadas para a área da engenharia civil em Barra do Garças-MT. O primeiro tema abordado foi “Economia circular e descarbonização da construção civil”, ministrado pelo eng. civil Dr. Alex Neves Júnior, e o segundo foi “Conservação de pavimentos”, apresentado pelo eng. civil Dr. Sérgio Luiz Morais Magalhães. A capacitação ocorreu no auditório da universidade com início às 19h.

Eng. civis Dr. Alex Neves Júnior e Dr. Sérgio Luiz Morais Magalhães

O Dr. Alex Neves Júnior é mestre em estruturas de engenharia civil pela USP, doutor em estruturas e materiais pela UFRJ e tem pós-doutorado pela Universidade de Michigan (EUA). Sua experiência acadêmica inclui pesquisas inovadoras em materiais de construção de baixo impacto ambiental, além de um prêmio nacional pela melhor tese de doutorado com foco em redução de gases do efeito estufa. Por essa razão, o tema escolhido para a a palestra, foi a economia circular e descarbonização na construção civil, que partem, respectivamente, do entendimento de que os recursos são distintos em sua natureza e potencialidades e da busca pela redução dos impactos ambientais na indústria da construção.

Já o Dr. Sérgio Luiz Morais Magalhães é formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia Kennedy, com mestrado em agricultura tropical e doutorado em engenharia de transportes pela UFMT, e trouxe sua expertise para uma palestra esclarecedora. Durante o evento, ele abordou estratégias essenciais para a manutenção adequada de pavimentos e também explanou sobre o trabalho de rotina necessário para preservar as condições ideais de tráfego e pavimentação, visando mantê-los o mais próximo do estado inicial à construção.

Inspetores de Barra do Garças, eng. civil Lincoln Heimar Saggin Sobrinho e eng. civil e de seg. do trabalho Moisés Freitas Gomes Júnior, ao lado dos palestrantes e participantes do evento

Os inspetores do município, eng. civil Lincoln Heimar Saggin Sobrinho e eng. civil e de seg. do trabalho Moisés Freitas Gomes Júnior, participaram do evento. Lincon destacou a importância da parceria entre o Crea-MT e as universidades: “É uma honra, enquanto egresso da Unicathedral e agora engenheiro civil e inspetor do Crea-MT, prestigiar eventos como este, que abordam temas tão relevantes à nossa categoria profissional e ao meio ambiente. Meus sinceros agradecimentos às duas instituições que têm unido forças no sentido de capacitar os profissionais do interior de Mato Grosso”, elogiou.

Para Moisés, que também é coordenador dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Agronômica, a iniciativa proporciona uma valiosa oportunidade de aprendizado e capacitação para os acadêmicos e profissionais da região do Vale do Araguaia, especialmente pela relevância dos temas abordados: “Esses temas são fundamentais para repensarmos nossos processos e práticas, visando a redução do impacto ambiental e a promoção de um desenvolvimento mais sustentável. Essa parceria entre a Unicathedral e o Crea-MT demonstra o compromisso conjunto em promover o desenvolvimento profissional e a disseminação das melhores práticas em Engenharia Civil. É gratificante ver instituições unindo esforços para benefício de toda a comunidade acadêmica e profissional”, comentou.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Equipe da Inspetoria de Barra do Garças.