Crea-MT promove atendimento aos profissionais em estande no Congresso da Aviação Agrícola 2025
22 de agosto de 2025, às 16h36 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), promoveu atendimento aos profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua em um estande especial no Congresso da Aviação Agrícola, realizado em Santo Antônio de Leverger. O evento reuniu autoridades, representantes do agronegócio e produtores rurais de todo o país em três dias de exposições e palestras. A abertura foi realizada na noite de terça-feira (19) com a participação da diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo. O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, também esteve no estande para receber os profissionais.
Com quase 150 expositores, o Crea-MT esteve presente no Congresso, que é considerado um dos maiores eventos de aviação agrícola da América Latina. O evento reúne operadores aéreos, fabricantes de equipamentos aeronáuticos, autoridades e especialistas para discutir inovação, segurança e regulação no setor.
Durante a abertura, a diretora-geral da Mútua-MT, enfatizou as diferentes engenharias que compõem os profissionais do setor, parabenizou mais uma edição do Congresso da Aviação Agrícolas e agradeceu a parceria.
“Este evento é multidisciplinar, como é o nosso Sistema. Nesse setor a gente vê engenheiro mecânico, agrônomo, civil, todas as engenharias estão aqui e não é atoa que o nosso Conselho sempre está presente”, disse.
No estande, o presidente do Crea-MT Juares Samaniego, a vice-presidente do Crea-MT, geóloga Daiane Brum, o diretor financeiro e conselheiro eng. civil Darci Lovato, o coordenador da Câmara de Agronomia Clóvis do Lago Albuquerque, a coordenadora-adjunta da Câmara de Agronomia, Lys Sueli Barco, e o conselheiro, eng. agrônomo Marco Antônio Aparecido Barelli, participaram do atendimento aos profissionais.
O primeiro dia de evento contou com seminários de temas como: “Operação e Manutenção de Motores AG”, “Novas Tecnologias no Agro: Conhecendo a Nanotecnologia”, “Mercado Global de Drones” e “Qualidade dos Combustíveis de Aviação”. Já o segundo dia, quarta-feira (20), teve a apresentação dos trabalhos de engenheiros agrônomos e florestais que foram submetidos ao Congresso Científico promovido pelo evento. Além da palestra com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), outros painéis técnicos sobre “EPI’s e Saúde Ocupacional na Aviação Agrícola: Conformidade e Responsabilidade Jurídica”, “Painel Contábil – Folha Inteligente: como reduzir encargos sem infringir a legislação”, “Aviação Agrícola: Inovações, Benefícios e a Prática no Campo’ e um workshop sobre Segurança de voo marcaram o segundo dia.
O coordenador da Câmara de Agronomia Clóvis do Lago Albuquerque falou sobre a importância do evento ser realizado em Mato Grosso, já que o estado tem o maior número de aeronaves agrícolas do país e abriga a maior frota do setor.
“Mato Grosso tem motivos para que o evento seja realizado aqui com toda a maestria. O Aeroporto executivo de Santo Antônio de Leverger também tem uma estrutura espetacular para abrigar uma aviação aero executiva e agrícola também. Toda a engenharia é contemplada com um congresso desse. Nosso estande foi bastante visitado por diversas autoridades e profissionais, marcando presença e mostrando a fiscalização do setor para que o profissional seja amparado na sua profissão. Foram três dias de grandes palestras, muitos drones também mostrando a potencialidade.”, disse.
No terceiro e último dia, na quinta-feira (21), foi realizada uma palestra especial com o ex-zagueiro Neto Zampier, que trilhou uma jornada de sucesso no futebol, destacando-se em clubes como Santos, Guarani e Chapecoense. Sua carreira alcançou reconhecimento internacional quando sobreviveu ao trágico acidente aéreo da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas em 2016. Durante a palestra, o ex-zagueiro falou sobre esse episódio que transformou sua vida, levando-o a se tornar uma voz inspiradora sobre resiliência e superação.
No encerramento também foi anunciado que o próximo Congresso de Aviação Agrícola, em 2026, será realizado em Goiás.
Confira a Galeria de Fotos aqui.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT