Crea-MT prestigia Dia do Patrono do Corpo de Bombeiros

6 de dezembro de 2018, às 15h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia
João Nobres e André Baby

Três grandes momentos marcaram a cerimônia do Dia do Patrono do Corpo de Bombeiro Militar (30/11), na Arena Pantanal, e, o Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT) esteve presente para prestigiar. O inspetor de Várzea Grande, engenheiro civil João Nobres, representou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, e descreveu sobre esses momentos importantes para a corporação de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

“O primeiro foi a finalização do Curso de Mergulho Autônomo, em que os alunos concluintes receberam o brevê de mergulhador. O segundo grande momento foi a promoção de 130 militares. O terceiro momento foi a participação dos estudantes de Alta Floresta, do Colégio Militar Dom Pedro II, primeira escola militar sob a direção do Corpo de Bombeiros Militar no Estado. Uma cerimônia muito bonita”, descreveu o inspetor João Nobres.

O curso de mergulho autônomo é um dos mais extensos entre as qualificações de bombeiros. Em 2018 mais de 900 bombeiros passaram por cursos de qualificação. “O bombeiro atua muitas vezes em controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso, epidemias, catástrofes, incêndios e também na fiscalização de prédios e edifícios, são múltiplas as suas atribuições e responsabilidades.   No combate a queimadas e incêndios urbanos e rurais, o Crea-MT trabalha diretamente na fiscalização desses fatores. Quanto mais formaturas do Corpo de Bombeiros tiverem, maior será a corporação para exercer proteção da sociedade”, avaliou o representante do Crea-MT.

Coronel BM Alessandro Borges e inspetor João Nobres

O CBM realiza promoções em dois momentos anuais, o Dia dos Bombeiros do Brasil (2 de julho) e o Dia do Patrono, comemorado no dia 2 de dezembro, dia de nascimento de Dom Pedro II. Nesta promoção foram 116 praças e 14 oficiais que ascenderam à carreira em todo o estado. O Comandante Geral do CBM, Coronel Alessandro Borges, desejou “sucesso na nova etapa das suas carreiras e tranquilidade para assumir as novas responsabilidades”.

O Colégio Militar Dom Pedro II, inaugurada em agosto deste ano, trouxe 30 estudantes para Cuiabá para participarem do desfile. Os selecionados foram o que obtiveram as melhores médias em cada sala (23 meninas e sete meninos). Uma delas é Tassieli Ferro (13 anos), para ela “o ensino é melhor porque a escola tem mais estrutura e porque a disciplina permite que a concentração seja maior”, declarou.

O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, disse ao final do desfile que tem “gratidão, como secretário de Estado, ao CBM por sempre se dispor à integração, mas como cidadão eu tenho muita satisfação em saber que temos uma instituição tão preparada como o Corpo de Bombeiros Militar”. Do

Medalhas – No mesmo dia pela manhã, na Escola do Tribunal de Contas do Estado o Corpo de Bombeiros Militar concedeu a medalha “Imperador Dom Pedro II” à personalidades civis e militares pelas suas contribuições à corporação. Os agraciados receberam a honraria das mãos do Comandante geral do CBMMT, Coronel BM Alessandro Borges.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT