Crea-MT presente no Workshop sobre “Boas Práticas” Agrícolas em Primavera do Leste

9 de dezembro de 2019, às 11h07 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) e diretor técnico da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL), conselheiro Clóvis Albuquerque representou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Valente no Workshop “Boas Práticas Agrícolas, sexta-feira, 06 de dezembro em Primavera do Leste, realizado pela AEAPL e Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

A palestra foi conduzida pelo consultor do Sindag Agadir Mossmann, abrangendo aplicações terrestres, plantio e agricultura 4.0, além Boas Práticas de Tecnologia de Aplicação Aérea.

“Foram realizadas principalmente perguntas com foco na segurança”, conta o diretor técnico na AEAPL e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) do Crea-MT, Clóvis Albuquerque. Nós visualizamos com nossos parceiros uma oportunidade abordarmos boas práticas de uma forma ampla, com o que já existe e onde se pode melhorar. No caso do Sindag, a ideia foi aproveitar a proatividade da entidade, em qualificar o setor aeroagrícola e em levar informações ao público, para mostrar o seu trabalho”, disse o conselheiro do Crea-MT.

O diretor ressalta ainda que a amplitude do tema boas práticas foi ainda desde a regulagem e parâmetros para aplicações terrestres até o manuseio de produtos e as ferramentas em softwares para otimizar o trabalho na lavoura. Assim, a apresentação sobre aplicações terrestres ficou a cargo da fabricante de máquinas agrícolas jacto, com palestrantes da Bayer, Corteva Agriscience e Pioneer se encarregando das apresentações sobre insumos e plantio.

O Workshop foi viabilizado também pelo apoio do Crea-MT e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Instituto Federal Mato Grosso, Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), universidade Unic e Sindicato rural.

“O representante da Jacto mostrou a importância da regulagem dos equipamentos e de se respeitar as condições climáticas e os parâmetros técnicos”, destacou Clóvis. “A Corteva apresentou novidades no controle de ervas e os cuidados necessários para o manejo correto dos produtos. A Bayer enfatizou a tecnologia 4.0 que, ao mesmo tempo em que veio para ajudar o produtor, exige dele atualização para obter o máximo de desempenho com sua utilização”, assinala o diretor. A Pioneer apresentou recomendações para plantio e plantabilidade para se ter maior resultado possível na produção. “Todas as palestras focaram mais em boas práticas e menos em produtos. Ou seja, o importante foi repassar conceitos”, conclui Albuquerque.

O conselheiro explicou que foi apresentado no Workshop novidades com relação ao controle de ervas, biotecnologia inteligente e tecnologias de sementes, aplicações terrestres e de plantio.   O encontro foi voltado para empresários aeroagrícolas, engenheiro agrônomo, estudantes e professores de Agronomia, políticos e representantes das entidades parceiras. Após as apresentações, o momento foi de debates e os presentes puderam ainda esclarecer dúvidas com os palestrantes.

No caso da aviação agrícola, o consultor respondeu a várias perguntas sobre a alta regulação da aviação agrícola e a formação exigida de toda a equipe envolvida nas operações. Ele esclareceu que além do papel do piloto, há a responsabilidade do agrônomo da empresa aeroagrícola e destacou ainda o papel do técnico agropecuário, cuja presença é obrigatória em todas as operações e que, para atuar no setor, precisa ter curso de especialização como Executor em Aviação Agrícola (CEAA).

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações do Sindag