Crea-MT presente em reunião da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial nacional

6 de dezembro de 2021, às 9h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A conselheira suplente do Crea Mato Grosso, engenheira mecânica e de Segurança do Trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach, participou no mês de novembro em Brasília, da reunião da Coordenadoria das   Câmaras Especializadas   Engenharia  Industrial (CCEEI).

“ Entre as pautas debatidas, falamos sobre que o profissional formado em qualquer uma das Engenharias, Agronomia e das Geociências, estiver habilitado para realizar suas funções; pode se filiar a uma entidade de classe para fomentar a sua categoria. Caso o desejo de lutar pela sua profissão seja maior ainda, o profissional habilitado e filiado pode concorrer ao cargo de conselheiro do Crea de seu estado”, disse Priscila.

Ainda segundo a engenheira, caso as propostas de melhoria do profissional junta à entidade de classe sejam interessantes ele pode se eleger ao cargo de coordenador da câmara de sua modalidade. “Durante o encontro também tratamos do impacto da Educação à Distância (EAD) para os cursos de Engenharia Industrial, onde as ações sugeridas foram com relação à melhoria dessa modalidade de ensino e não fomentando sua extinção, considerando a sua necessidade para um nicho de alunos específico que dependem dela para se formar. A importância do acordo entre Confea e Mercado Livre (plataforma de vendas digital) para encontrar e banir profissionais que vendam projetos de forma antiética; e a necessidade da continuidade de ações voltadas a qualidade do ar interior através de sistemas de ar condicionado mesmo após o fim da pandemia de Covid-19”, relatou Priscila.

A conselheira ressalta que além disso, alguns convidados especiais participaram do encontro. Entre eles:  Renan Azevedo, engenheiro de minas e conselheiro federal que auxiliou sobre como realizar as propostas de maneira mais efetiva; Jorge Nei Brito, engenheiro mecânico e atual vice-presidente da Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins (Copimera), que apresentou algumas ações importantes dessa organização; Francisco Almeida, presidente da Mútua, que mostrou os avanços dessa caixa de assistência do sistema; e Arnaldo Basile, presidente da  Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), que trouxe alguns dados atualizados sobre essa grande área da Engenharia Mecânica com algumas soluções importantes.

Após todas as discussões realizadas, as propostas foram votadas para seguirem ou não para o Confea e no ano de 2022, onde novas propostas surgirão, as quais demandarão mais reuniões e outras discussões.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações do Confea