Crea-MT presente no 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea

20 de fevereiro de 2019, às 18h09 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

Uma delegação de 14 pessoas integra a comitiva mato-grossense durante a realização do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que teve início nessa quarta-feira (20) e segue até sexta (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Na manhã dessa quarta-feira (20), durante a solenidade de abertura do 8º Encontro de Líderes em Brasília, além das lideranças do Sistema e profissionais o evento foi prestigiado por parlamentares, que na ocasião falaram sobre a importância da engenharia para o desenvolvimento do país.

Para o deputado José Carlos Schiavinato (PP-PR), que também é engenheiro, uma das grandes preocupações é a educação de qualidade. “A engenharia é muito importante dentro do cenário nacional, para as ações da sociedade, do governo, para que elas ocorram com qualidade, acima de tudo com segurança. Tenho preocupação com os cursos de engenharia que têm sido colocados no mercado, o que mais me intriga são os cursos a distância, pois participei da engenharia, frequentei os bancos das universidades, sei das dificuldades que se tinha e agora se coloca com tanta facilidade. Será que as pessoas evoluíram tanto nesses 40 anos?” provocou o deputado.

Em relação ao PL13/13, que caracteriza as atividades exercidas por engenheiros e arquitetos como essenciais e exclusivas de Estado, o deputado Schiavinato se posicionou como um entusiasta da proposta. “Fiz essa defesa no Paraná e agora em caráter nacional me proponho, juntamente com o Confea, a batalhar pela aprovação desse projeto para garantir a presença dos profissionais de engenharia concursados dentro das prefeituras fazendo com qualidade os trabalhos técnicos”, disse o deputado.

Após a solenidade de abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, os participantes do evento assistiram a apresentação do ex-vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), funcionário de carreira da instituição, engenheiro civil e especialista em planejamento e políticas públicas Darc Costa. Depois de traçar um panorama sobre as perspectivas de desenvolvimento nacional, o palestrante disse esperar que os profissionais da engenharia e da agronomia se envolvam nas atividades políticas do país. “Dos parlamentares que temos no Congresso Nacional, 5% são das áreas de engenharia e agronomia. É a menor taxa de engenheiros no Congresso que já tivemos, e isso me preocupa”, colocou.

O período da tarde de quarta-feira (20) foi marcado pela abertura da 1ª reunião ordinária dos Fóruns Consultivos, ocasião em que foram eleitos os coordenadores nacionais. A programação incluiu ainda reuniões dos Colégios de Entidades Regionais (CDERs), das Entidades Precursoras, além da apresentação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP).

O segundo dia (21) tem como principal atividade externa uma mobilização junto ao Congresso Nacional, pela manhã. Divididos em grupos representantes de cada estado, as lideranças terão audiências com deputados e senadores de sua localidade para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional.

À tarde, continuam as atividades dos fóruns e demais reuniões, além disso, haverá reuniões das Entidades Nacionais e o 1º Workshop de Chamamentos Públicos do Sistema Confea/Crea – Entidades Nacionais, CDERs e Precursoras.

Na sexta-feira (22), os fóruns consultivos se reúnem novamente para dar fechamento aos trabalhos no decorrer desses 3 dias. Em seguida, na solenidade de encerramento, os novos coordenadores são oficialmente apresentados.

Compõem a comitiva mato-grossense: o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Eng. Civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agrônomo Clóvis do Lago Albuquerque; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, Eng. Florestal Benedito Carlos de Almeida; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Geologia e Minas, Eng. Mecânico Sebastião Weis de Andrade Junior; o Coordenador Regional da Comissão de Ética Profissional, Eng. Civil Marciane Prevedello Curvo; o Coordenador Regional de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP), Eng. Agrônomo Adilson Amorim Brandão; representante para a Câmara Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, Eng. Sanitarista e de Seg. Trabalho Suzan Lannes de Andrade; representante para a Câmara Nacional de Geologia e Minas, Geólogo Caiubi Emanuel Kuhn.

*Rafaela Maximiano Com Assessoria do Confea