Crea-MT participa do Colégio de Presidentes e firma protocolo para 13ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização

5 de novembro de 2026, às 10h15 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), representado pelo presidente, engenheiro civil Juares Samaniego, participou da 5ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua, realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2026, em Florianópolis, Santa Catarina. O encontro reuniu presidentes dos Conselhos Regionais de todo o país, representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Mútua, com o objetivo de debater propostas, compartilhar experiências e alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento da fiscalização profissional.

A reunião contou com a receptividade do presidente do Crea-SC, engenheiro Kita Xavier, anfitrião do encontro, que recebeu os representantes dos Conselhos Regionais. Um dos principais destaques da programação foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Confea e o Crea-MT, formalizada pelo presidente do Confea, eng. de telecom. Vinicius Marchese, e pelo presidente do Crea-MT.

5ª Reunião do Colégio de Presidentes foi realizada em Florianópolis, Santa Catarina | Foto: Confea

O documento estabelece a cooperação para a realização da 13ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF-MT), que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de novembro, com foco nas atividades da área agronômica, nos municípios de Primavera do Leste e Campo Verde. Esta será a segunda edição da Força-Tarefa em Mato Grosso. No ano passado, a operação percorreu os municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

A operação terá como prioridade as atividades relacionadas à agronomia, considerando a relevância do setor para a economia de Mato Grosso, especialmente nas regiões, reconhecidas pela intensa produção agrícola.

As ações abrangerão empresas e estabelecimentos revendedores que atuam no setor, para verificar a regularidade do exercício profissional, a existência de responsáveis técnicos legalmente habilitados e o cumprimento das exigências estabelecidas pela legislação. A Força-Tarefa é realizada em vários estados do país e proporciona a integração de equipes de fiscalização e o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os Conselhos Regionais, favorecendo o aperfeiçoamento dos procedimentos e o fortalecimento da atuação.

Presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego | Foto: Confea

Além da assinatura do protocolo, a 5ª Reunião do Colégio de Presidentes foi marcada por discussões voltadas à modernização administrativa, inovação tecnológica e ao aprimoramento dos serviços prestados pelos Conselhos Regionais. Entre os temas estiveram uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pelo Crea-GO para utilização estratégica de dados, a experiência do Crea-SC com a elaboração de relatórios de fiscalização por comando de voz e a apresentação do Observatório Nacional de Infraestrutura.

A programação também contou com debates sobre atribuições profissionais, transparência administrativa e gestão de recursos.

 

Primeira edição da Força-Tarefa em Mato Grosso foi realizada no ano passado

5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização realizada em julho do ano passado | Foto: Caroline Mesquita

Em julho de 2025, o Confea e o Crea-MT realizaram a 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. De acordo com o balanço da operação, 77 agentes atuaram no campo, com 331 locais fiscalizados. Ao todo, 18 Conselhos Regionais participaram da ação no estado.

A iniciativa teve como objetivo disseminar boas práticas e fortalecer a capacidade fiscalizatória dos Regionais. Por meio desse intercâmbio é possível transferir conhecimento e aprimorar processos de fiscalização. Outro propósito da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização é promover a conformidade com normas técnicas, regulamentações e padrões de segurança, especialmente em empreendimentos de alto risco nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

A 5ª FTNF tem como foco exclusivo a intensificação das ações de fiscalização sobre as unidades armazenadoras de grãos, estruturadas para assegurar sua adequação técnica, segurança operacional, conformidade legal e modernização tecnológica.

Fiscalização em campo | Foto: Caroline Mesquita

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT