Crea-MT participa do 3º Encontro da Indústria de Cerâmica Vermelha

3 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Evento ocorre hoje, dia 03 de outubro e discute a importância do setor para MT

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), participa hoje, 03 de outubro, do 3º Encontro Mato-Grossense da Indústria de Cerâmica Vermelha, no SENAI-Cuiabá. O evento tem uma vasta programação voltada a ceramistas, engenheiros civis, arquitetos, profissionais de construtoras e estudantes, com diversas palestras, oficinas, exposições de produtos e serviços, debates, além de uma Sala de Negócios – um espaço de divulgação dos apoiadores e empresas parceiras.

Para o presidente do Crea-MT, o engenheiro civil Tarciso Bassan, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (SENAI-MT) está promovendo um evento de fundamental importância para o setor. “A cerâmica tem um papel importante para economia do país, com participação no PIB estimado em 1%, que representa cerca de seis bilhões de dólares. A abundância de matérias-primas naturais, fontes alternativas de energia e disponibilidade de tecnologias práticas embutidas nos equipamentos industriais fizeram com que as indústrias brasileiras evoluíssem rapidamente, elevando muitos produtos de diversos segmentos cerâmicos aos níveis de qualidade mundial, com apreciável quantidade exportada”, declarou.

Segundo o técnico de Desenvolvimento e coordenador do Laboratório de Tecnologia em Cerâmica e Construção Civil do SENAI-Cuiabá, Navarro da Costa Ferreira Júnior, o evento também trará profissionais de outros Estados, a fim de propiciar visão mais ampla sobre o setor em todo o Brasil. “São novas referências para Mato Grosso, pois empresas de outras localidades podem apresentar tecnologias inovadoras, além de efetivar negociações”, complementa.

O SENAI-MT promove o encontro uma vez por ano e nesta 3ª edição conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio Minas e Energia (Sicme) e das empresas Cerâmica Estrutural, Verdes e Cerâmica São Bento. O 3º Encontro Mato-Grossense da Indústria de Cerâmica Vermelha faz parte do projeto Fortalecimento do Setor Cerâmico, que compõe o programa Indústria em Ação, uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, em parceria com o Governo de Mato Grosso.

O evento ocorre a partir das 12h30 no SENAI-Cuiabá e as inscrições podem ser feitas mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Mais informações pelo telefone (65) 3612-1705.

Confira a programação completa:

12h30 às 13h30 – Credenciamento

13h30 às 14h – Abertura oficial

14h00 às 14h40 – Estudo do Comportamento do Bloco Cerâmico Estrutura com eng. Rodrigo Piernas Andolfato – gerente de Estruturas da Tecno Logys – Pesquisador do NEPAE / UNESP

14h40 às 16h – Gargalos no Processo Produtivo da Cerâmica Vermelha com prof. Amando Alves de Oliveira – SENAI-SP – Mário Amato

16h às 16h15 – Intervalo

16h15 às 17h05 – Pavimento Cerâmico (Adoquin, Pavers) – Uma excelente alternativa para a Indústria Cerâmica Vermelha com Jorge Luiz Francisco (diretor geral da empresa Pólo Produções e representante no Brasil da Associación dos Fabricantes de Ladrillos e Derivados de Arcilla da Colombia (Anfalit)

17h05 às 17h45 – Avaliação da Conformidade – Em busca da Justa Concorrência e da proteção do Consumidor com Jair José Durigon eng° agrônomo – superintendente do IMEQ/MT

17h45 às 18h30 – A Qualidade dos Blocos Cerâmicos ao Alcance dos Olhos e das mãos com prof. Amando Alves de Oliveira – SENAI-SP – Mário Amato

18h30 às 19h30 – DEBATE: As perspectivas para o setor cerâmico no Estado de Mato Grosso

19h30 às 20h30 – Coquetel de encerramento

Durante o evento:

Oficina de Aplicação Teórica e Prática dos Blocos Cerâmicos Estruturais com Natal Soler Jurado
Duração: 4 horas

Exposição de Produtos e Serviços: exposição dos fabricantes, produtos cerâmicos, equipamentos, serviços etc. Verdés, Máquinas Bonfanti, Sandrana – Máquinas para Cerâmica, Alutal, Raça Máquinas, Zucco Ltda, Metalúrgica Duarte Ltda, Boqcer Boquilhas.

Sala de Negócios: empresários, investidores, órgãos de fomento – MT Fomento, Banco do Brasil, Sicredi, Banco da Amazônia.

*Rafaela Maximiano / Crea-MT
(Com Assessoria Sebrae)