Crea-MT participa do 1º Simpósio de Engenharia de Transportes da UFMT

3 de outubro de 2019, às 16h49 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O 1º Simpósio de Engenharia de Transportes está sendo realizado na Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT) , nos dias 03 e 04 de outubro de 2019, por meio de  palestras com temas voltados para a área de engenharia de transportes e logística.

Nesta quinta-feira (03), o superintendente Operacional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Giovani Marcos Bertol, no ato representando o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente,  ministrou o  tema:  “ O papel e a importância do Crea-MT”.  Em sua palestra, o superintendente do Regional  Mato-Grossense explicou a importância do conselho e a responsabilidade dos profissionais em terem seu registro em dia com o Sistema.

“O Crea-MT  precisa garantir que a prestação de serviços nas áreas da engenharia, agronomia e afins, sejam exercidos por profissionais e empresas legalmente habilitados”, enfatizou Giovani,  que explicou  também que a universidade forma o profissional e o Conselho habilita o bacharel, através de um registro emitido conforme suas atribuições profissionais, para que o mesmo possa exercer a profissão de engenheiro no mercado.

Finalizando a apresentação, os alunos foram instruídos sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), uma súmula de contrato firmado entre o profissional e o seu cliente ou empregador, para execução da obra ou serviço, com cadastro no conselho.  “É  importante os alunos terem o conhecimento sobre recolhimento de ART, pois por meio  dela o profissional pode garantir um serviço de qualidade e o cliente pode estar seguro quanto a contratação do profissional”, esclarece Bertol.

O público alvo deste projeto de extensão é discentes e docentes dos  cursos de engenharia da UFMT  e de outras instituições de ensino, bem como técnicos e pesquisadores que possuem áreas correlatas aos temas abordados.

As palestras abordam temas como aeroportos, logística, projeto rodoviário, ferrovia, hidrovia, pavimentação, mobilidade urbana e custos. Os debates estão acontecendo no Auditório da Faculdade de Engenharia (FAENG), situado no Bloco Didático II, atrás do bloco de Direito do Campus da UFMT/Cuiabá.

Texto e Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT