Crea-MT participa de seminário sobre Segurança e Mercado de Gás Liquefeito de Petróleo

27 de abril de 2018, às 14h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A diretora Administrativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheira civil Rejane Mara Scaravelli, participou de Seminário Técnico, quinta-feira 26 de abril, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  O evento abordou normas, questões de segurança, eficiência do armazenamento, transporte e venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

“A participação do Crea Mato Grosso em encontro como este são importantes, pelo Conselho ser um órgão fiscalizador do  exercício profissional. O seminário destacou a forma correta de como profissional deve realizar a  instalação e armazenamento dos cilindros de GLP”, detalhou a diretora Administrativa do Crea-MT, Rejane Mara Scaravelli, enfatizando que é fundamental o apoio e participação do Crea-MT em encontros técnicos que visem a capacitação dos profissionais  do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Promovido pelo Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),  o  Seminário Técnico  também fez uma explanação  sobre o armazenamento de recipientes transportáveis de GLP, critérios de segurança, instalação de aparelhos de gás para uso residencial, rede de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais, comerciais, industriais, além de projeto e execução.

O superintendente do Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis, João Batista Correa Nery, disse que o evento é realizado em todo território nacional.  “O  Seminário  foi uma  ferramenta  para os  profissionais envolvidos ao tema da programação esclarecerem dúvidas, além de obterem subsídios  para  futuras atualizações dos textos normativos. A palestra é fundamental para entender as características dos gases, dessa forma  prevenir acidentes que envolvam, mal uso ou armazenamento incorreto do cilindro. O tema é indispensável para os profissionais do setor transmitirem  as informações corretas sobre o assunto aos consumidores finais”,  detalhou João Batista.

O encontro contou com o apoio institucional da  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás GLP (Abragas), Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás),  Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal (Abitam), Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal), SindGas e Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet).

*Equipe de Comunicação do Crea-MT