Crea-MT participa de Seminário de Acessibilidade em Pernambuco

16 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O conselheiro e técnico em edificações Givaldo Dias de Campos e o coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada, engenheiro civil Ézio Francisco Calábria, participam nesta quarta, quinta e sexta-feira (17, 18 e 19.10), do 3º Seminário Nacional de Acessibilidade. O evento que ocorre em Boa Viagem (PE), irá debater, entre outros temas polêmicos, a aplicabilidade das questões e normas relativas à acessibilidade, discutindo estratégias que favoreçam a inclusão espacial e social de pessoas com deficiência permanente ou temporária e/ou com mobilidade reduzida.

O evento é promovido pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) de Pernambuco e Minas Gerais, juntamente com o Confea, com o tema “Fácil Acesso para Todos”. Durante todo o Seminário, serão quatro painéis e uma mesa redonda, num total de 16 temas. O evento começa às 19h, com abertura pelo vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira. Também terão a palavra os presidentes do Crea-PE, Roberto Muniz; do Crea-MG, Gilson de Carvalho; do Confea, Marcos Túlio de Melo; do Crea-DF, Lélia Barbosa e da Mútua, Ângelo Costa Neto.

De acordo com a programação o seminário também abordará questões de conscientização e sensibilização dos profissionais e da sociedade. “O evento se justifica pelo importante papel que o Sistema Confea/Crea exerce junto aos profissionais e aos diversos segmentos da sociedade em geral”, justificou o presidente do Crea-PE engenheiro civil, Roberto Lemos Muniz, em ofício encaminhado ao Crea-MT.

No segundo dia (18/10), o horário de início é 8h30min. No painel 2, que trata sobre Acessibilidade Urbana e em Edificações, a arquiteta e coordenadora do GT sobre Acessibilidade de Passageiros do Sistema de Transporte Aquaviário, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade, Ângela Werneck, falará sobre as questões relativas à Acessibilidade no Transporte. Para falar sobre Acessibilidade em Habitações de Interesse Social, a convidada é Silvana Cambiaghi. A palestrante é arquiteta e professora dos cursos de Acessibilidade na Fupam-FAUUSP e Senac, além de desenvolver um trabalho intersecretarial na Prefeitura do Município de São Paulo, sobre a questão da acessibilidade ao meio físico.

Na sexta-feira (19/10), também começando às 8h30min, no painel 3 sobre Esportes, Lazer e Saúde Acessíveis, a professora e mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, Simone Sansiviero, que também atua no mercado de consultoria e pesquisa principalmente nos temas: hospitalidade, hotelaria, lazer, acessibilidade e motivação, fala sobre Turismo, Lazer e Acessibilidade. No mesmo módulo, o professor Jacques Lazarotto – que já foi palestrante da 2ª edição do Seminário – vai tratar sobre o tema Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. No painel 4 de Segurança, Educação e Tecnologia Inclusivas, a pesquisadora do Laboratório de Experimentação Remota da Universidade Federal de Santa Catarina (RexLab-UFSC), Andréa Miranda, dá foco à Acessibilidade Digital.

Também serão tratados assuntos como Desenho Universal, Esportes Para-Olímpicos, Arquitetura Democrática, Educação Inclusiva: da Pré-escola à Universidade, Acessibilidade Urbana e Patrimônio Cultural, entre outros. A mesa redonda trará o tema Atuação de Órgãos Públicos, com a participação do Crea-PE, Confea, Prefeitura do Recife, Ministério das Cidades, Ministério Público Federal do Estado de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco e Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência. (Com Assessoria Crea-PE)

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT