Crea-MT participa da 1ª edição do Encontro Nacional de Planejamento, Orçamento e Gestão em Brasília

26 de maio de 2023, às 16h19 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) por meio da coordenadora de Contabilidade, Rosimar Sobral, e da colaboradora eng. ambiental Susan Pacheco, esteve em Brasília para a 1ª edição do Encontro Nacional de Planejamento, Orçamento e Gestão (Enpog), realizado pelo Confea no mês de maio.

Para o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, a agenda foi relevante pois discutiu assuntos pertinentes, relacionados com as áreas de planejamento, orçamento e gestão, abrangendo todas as etapas de elaboração de um PPA do Sistema Confea/Crea.

Um dos objetivos centrais foi capacitar os colaboradores do Sistema Confea/Crea e propor alinhamento de procedimentos entre os regionais, com foco na implantação do PPA, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento-Programa, que consistem em uma nova sistemática e envolvem novas práticas e execuções.

“As oficinas propostas nos auxiliaram muito na compreensão e capacitação para execução dos trabalhos a serem realizados, já que o PPA se trata de uma recomendação feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que também tem monitorado e aperfeiçoado o modelo de entrega dos resultados de forma sistemática, não sendo facultativo a adesão, mas obrigatório a sua implantação”, explicou Rosimar.

Além de oficinas de internalização das dimensões do Plano Plurianual (2023-2024), a programação foi composta por palestras voltadas ao desdobramento no orçamento. A dinâmica adotada nestas atividades foi “gameficada” e incluiu aprendizado teórico e prático.

 

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro | Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)