Crea-MT ministra palestra para acadêmicos de engenharia elétrica sobre os procedimentos para exercício regular da profissão

31 de janeiro de 2024, às 15h36 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta segunda-feira (29), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou palestra sobre a regulação do exercício da profissão de engenheiro eletricista para os alunos do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A palestra foi ministrada pela gerente de controle operacional Renilda Alcântara Kohlhase e pelo assessor parlamentar Diego Vinicius Curvo Santiago Silva, que também abordaram sobre o sistema Confea/Crea.

A iniciativa foi realizada por meio do convite do professor Dr. eng. eletricista Leandro Tolomeu Marques, responsável no curso pela disciplina “Regulação da Indústria da Eletricidade”, a qual trata dos aspectos normativos da atuação profissional. Para o professor, é necessário esclarecer os alunos sobre o tema antes de começarem a trabalhar na área. “Os alunos, normalmente, concluem o curso, fazem o registro no CREA, mas somente com o tempo acabam descobrindo alguns dos limites do exercício da profissão, obrigações e deveres legais”, pontuou.

Professor Dr. Eng. Eletricista Leandro Tolomeu Marques

Diego Vinicius, que também é eng. eletricista, destacou que a iniciativa é uma ótima oportunidade para os futuros profissionais já se aproximarem tanto do Sistema, como do Conselho. “Convites como esse feito pelo Professor Dr. Leandro Tolomeu da UFMT são sempre bem vindos, pois é uma maneira de apresentar o Sistema e aproximá-lo dos acadêmicos e futuros profissionais que irão compor o nosso Conselho após a colação de grau. Esta palestra em específico foi para os alunos do curso de engenharia elétrica da UFMT, onde orientamos sobre o papel do Crea-MT em fiscalizar o exercício profissional, além de apresentar legislações vigentes que abrangem o Sistema”, explicou.

Assessor Parlamentar do Crea-MT Diego Vinicius Curvo Santiago Silva

Renilda enfatizou aos alunos que é importante seguir todas as normativas para estar sempre regular junto ao Crea-MT. “É essencial que os acadêmicos conheçam os procedimentos necessários para ficarem regulares junto ao Conselho e poderem desempenhar o seu trabalho na sociedade”, orientou a gerente.

Gerente de Controle Opoeracional do Crea-MT Renilda Alcântara Kohlhase

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara.