Crea-MT marca presença na XIX Semana Acadêmica de Agronomia da FACEM e reforça importância da fiscalização no agronegócio
26 de agosto de 2025, às 11h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, participou do Agro 360°, nesta quinta-feira (21), em Sorriso. O evento contou com uma programação de quatro dias e foi realizado durante a XIX Semana Acadêmica de Agronomia da Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM).
Com o tema “Mercado, tecnologia e sustentabilidade”, o evento recebeu apoio por meio do Edital de Chamamento Público 001/25 e foi realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEAMT).
Com a participação de estudantes e profissionais, a XIX Semana Acadêmica de Agronomia promoveu um espaço dedicado à troca de conhecimento e ao fortalecimento do setor.

No primeiro dia do encontro, na quarta-feira (20), foram realizadas duas palestras: “Com quem você se conecta hoje para crescer amanhã” com a palestrante Aline Ferraz e na sequência “Crédito de Carbono: oportunidade de carreira e negócio” com os palestrantes Marianitha Duarte e Lucas Leffer.
Já no segundo dia, quinta-feira (21), o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, participou da abertura das palestras e falou um pouco sobre a fiscalização no agronegócio.
“O Conselho não tinha estrutura física para fiscalizar, os agentes usavam motocicletas, e como eles iriam entrar nas propriedades rurais para fiscalizar? Não tinha como. Então a agricultura gerava uma receita em torno de 12% ao Conselho. Hoje mudou, o que vem da agricultura é 45% da receita porque começou a ter uma atividade de fiscalização bem pesada do Conselho exigindo a responsabilidade profissional”, disse.

A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, também participou da abertura e explicou aos estudantes sobre o papel da Caixa de Assistência e como ela é importante também no início da carreira profissional com diversos auxílios e incentivos.
As palestras de quinta-feira (21) e sexta-feira (22), tiveram um foco maior em inteligência artificial aplicada na gestão de fazendas e as oportunidades no agronegócio para mostrar aos alunos as várias possibilidades de trabalho dentro da agronomia.
Para finalizar, no sábado (23), o evento realizado no período da manhã com a realização de minicursos, como o de Agricultura de Precisão, Drones e Vendas no agronegócio.

De acordo com o presidente da AEAMT e conselheiro do Crea-MT, eng. agrônomo Luiz Vargas, o objetivo deste evento era levar aos alunos informações sobre o mercado de trabalho e inovações do setor agrícola para que eles estejam preparados para lidar com o trabalho.
“O evento foi um sucesso. A FACEM e a AEAMT organizaram este evento para levar aos futuros engenheiros agrônomos informações de mercado agropecuário, de novos produtos e sobre sustentabilidade do segmento agropecuário. Tivemos palestras excelentes sobre Crédito de Carbono, Mercado de Trabalho, Gestão de Propriedades, além de minicursos práticos. Tivemos uma média de participação de 110 alunos por dia, com um excelente feedback dos participantes. A presença do presidente, eng. civil Juares Samaniego, e da diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, engrandeceu muito o evento pois todos puderam conhecer melhor o Conselho ao qual pertencerão e a nossa Caixa de Assistência. Gostaria muito de agradecer ao Coordenador do Curso de Agronomia da FACEM, o Prof. Me. Thyago Lima da Silva, pela organização do evento, pela parceria e por nos permitir estar mais perto dos futuros profissionais”, disse.
Também participou do evento, o conselheiro do Crea-MT eng. agrônomo Alberto Macente.
Confira a Galeria de Fotos aqui.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT