Crea-MT marca presença em Semana de Engenharia Elétrica e Automação do IFMT

27 de setembro de 2022, às 11h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, esteve representando a autarquia no segundo dia da Semana de Engenharia Elétrica e Automação 2022 do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, no campus Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá.

O evento, promovido pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Automação do IFMT em parceria com Pet Autonet, reuniu estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Técnico em Eletrônica e Técnico em Eletrotécnica.

Na oportunidade, Samaniego explanou sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua e sua modalidade, a importância e a luta do Conselho pela garantia do piso salarial desses profissionais e destacou ainda o Crea Jr – programa que visa fortalecer o sistema profissional promovendo a inter-relação entre o Crea-MT e os estudantes dos cursos de nível superior e técnico.

Ao longo dos cinco dias de evento, foram ofertados 34 minicursos voltados para as áreas de: eletricidade, eletrônica, automação residencial e industrial, telefonia móvel, controladores lógicos programáveis, métodos de partida de motores, tecnologia gpon – fibra óptica, energia solar, eficiência energética, montagem de quadro de comando, entre outros. Durante esse período ocorreu ainda a XV Maratona de Robótica, promovida pelo programa PET AutoNet.

O conselheiro suplente do Crea-MT, prof° do IFMT e vice-presidente da AMEE, eng. eletricista Matheus da Silveira, conduziu os minicursos de Introdução às Instalações Elétricas e de Montagem de Quadro de Comando. Segundo ele, os temas foram valiosos para toda a comunidade acadêmica da baixada cuiabana, principalmente para os alunos do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação do IFMT-Cuiabá. “Os minicursos oportunizaram aos acadêmicos a realização de práticas em laboratório de conteúdos que não puderam ser estudados durante a pandemia com as aulas online. Além disso, foi uma oportunidade para os estudantes se atualizarem com temas relevantes da engenharia na sociedade, por meio de vários outros minicursos e palestras que foram realizadas”, destacou.

Também estiveram presentes na Semana de Engenharia Elétrica e Automação 2022, o diretor financeiro da Mútua, Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, diretor-geral da Abracopel-MT e conselheiro suplente eng. eletricista Walter Aguiar; o presidente da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE), eng. eletricista Lauro Leocádio da Rosa; além do diretor administrativo do Crea-MT, eng. eletricista conselheiro eng. eletricista Adriano Breunig e do chefe do departamento de engenharia elétrica e automação do IFMT, Tony Inácio da Silva.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar


LinkedIn
Share
WhatsApp