Crea-MT ilumina fachada de lilás em apoio à campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero

6 de março de 2023, às 17h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) aderiu à campanha “Março Lilás”, voltada à conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Por esse motivo, durante todo o mês a fachada da autarquia permanecerá iluminada com a cor alusiva à data.

O câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no país (ficando atrás apenas do câncer de mama e de colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entidade federal vinculada ao Ministério da Saúde, para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.

Uma das formas de mudar esse cenário é através de campanhas que incentivem a prevenção e o combate da doença, além da realização de exames periódicos. Foi  através de um desses exames que, há cerca de dois anos, a eng. civil e de Segurança do Trabalho Vanusa de Souza Pacheco, recebeu um pré-diagnóstico constatando a existência células possivelmente cancerígenas.

“Foi a partir daí que eu consegui fazer um tratamento a fim de evitar o câncer e, quando o Crea-MT fomenta isso pra nós profissionais, ele reforça pra gente que antes da profissão que eu tenho que exercer, primeiramente eu sou mulher. Todas as vezes que o Conselho faz esse tipo de campanha, para nós mulheres é muito significativo”, pontuou.

A colaboradora Cristina Cavaleiro também abraçou a causa, mas de uma forma diferente, juntando o útil ao agradável. “Fui ao cabeleireiro no último fim de semana e, de início, iria apenas tirar as pontas do cabelo, mas ao saber da ação decidi me solidarizar às mulheres que estão enfrentando a luta contra o Câncer e doei o meu cabelo. Dessa forma estarei levando alegria e principalmente autoestima a essas mulheres”, disse.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, é muito importante abraçar causas como essa, que tem como principal objetivo conscientizar e, consequentemente, salvar vidas. “O Crea-MT desenvolve campanhas dessa natureza todos os meses. Muitas surtem efeitos por serem propagadas não só entre os funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas também ao ser disseminada na sociedade civil organizada de modo geral”, disse Samaniego.

De acordo com a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, ao buscar os serviços do Crea-MT, de imediato, os profissionais e a sociedade vão se deparar com a ação de duas formas: ao entrar no atendimento, e após as 18h, ao passar pela avenida e ver a fachada iluminada de lilás. “Isso faz a diferença, propondo o repasse dessa conscientização”, finalizou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) | Fotos: Rennan Kawahara