Crea-MT e Emam discutem parceria para criação do curso de mediação e conciliação para profissionais do Sistema Confea/Crea

11 de dezembro de 2018, às 16h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A criação do curso de mediação e conciliação foi tema de reunião entre o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, o assessor parlamentar e de relações institucionais do Crea Mato Grosso, Eloi da Silva Pereira e o diretor geral da Escola de Magistratura Mato-grossense (Emam), juiz Jones Gattass Dias. O encontro ocorreu dia 03 de dezembro, no gabinete da presidência do Crea –MT.

Para o presidente do Conselho, a propositura para a criação do curso no Regional oportunizará a capacitação de profissionais do Sistema Confea/Crea na mediação, o que auxiliará o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) a resolver não somente situações de conflitos na sociedade Mato-grossense, mas também o próprio Crea-MT a resolver situações de conflitos que venham a existir na área tecnológica.

“É de grande interesse nosso realizar essa parceria para a efetivação do curso de mediação e conciliação.  Estamos retornando para repassar a nossa sinalização de interesse, assim como temos de várias outras instituições. Queremos sim ofertar a este Conselho, cursos de aprimoramento aos profissionais e demais interessados”, disse o magistrado, juiz Jones Gattass Dias.

Ainda segundo o juiz, a exemplo da formação de 40 notários e registradores que trabalham em cartórios e fizeram esse curso voltado em uma área especifica por meio da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), vários profissionais de áreas distintas podem realizar a mediação e conciliação. “Por que além de acrescentar conhecimento para a atividade no dia a dia, futuramente esse profissional pode trabalhar como mediador e conciliador.  O profissional ganha mais celeridade e desafoga o Tribunal de Justiça do Estado com demandas judiciais, além de agilizar o processo parado”, completa.

O assessor Parlamentar e de Relações Institucionais do Crea-MT, Eloi da Silva Pereira, informou que a propositura da criação da Câmara de Mediação do Conselho foi apresentada pela juíza Viviane Brito Rebello Isernhagem durante a sessão plenária em julho deste ano, com mediadores formados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).

Mediação e Conciliação – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), já instalou 39 Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), previsto pela resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Agora pelo próprio processo civil, ele prevê a implantação desses Centros nos locais de maior concentração de audiência de mediação e conciliação do TJ/MT.

A ideia é proporcionar ao cidadão o tratamento adequado do conflito, dispondo de vários métodos de solução. Detalhando quatro tipos de métodos adequados para tratar o conflito. São eles: ação judicial, mediação, conciliação e arbitragem. Com essa política nacional, o Poder Judiciário quer estabelecer e disponibilizar ao cidadão as diversas maneiras para que o conflito trazido por eles ao Judiciário seja tratado com o melhor método a ser aplicado.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT