O projeto executivo da nova sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), foi o principal assunto tratado durante uma reunião entre os presidentes do Crea Mato Grosso e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (Cau-MT), na tarde de quarta-feira, 30 de maio. Na pauta, a política de cooperação para fiscalização e ouvidoria do Cau-MT, além de outras demandas envolvendo as engenharias e a arquitetura também foram discutidos.

“Estamos dando andamento aos processos para construção da sede do Crea-MT no Centro Político Administrativo, um grande sonho dos nossos profissionais, e, verificamos que o arquiteto responsável pelo projeto executivo é o presidente do Cau-MT, André Nör. Além de discutir pessoalmente detalhes técnicos do projeto, aproveitamos a oportunidade para fazer uma visita de cortesia”, disse o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

O presidente do Cau-MT, André Nör, detalhou que o projeto original foi concebido por um concurso onde o arquiteto vencedor apresentou plantas baixas, fachada e maquete. “Nosso trabalho foi de detalhar essa fachada, esses materiais, fazer cortes e especificar em um projeto executivo, para que o prédio possa ser orçado e construído”, explicou o presidente do Cau-MT

André Nör, aproveitou  que a  reunião ocorreu na sede do Cau-MT, em Cuiabá, e colocou para o presidente do Crea-MT a possibilidade de estabelecer um termo de cooperação técnica entre os dois Conselhos para ajudar o Conselho de Arquitetura em dois pontos deficitários: fiscalização e ouvidoria. “Inicialmente pensamos em poder trabalharmos juntos. Precisamos levar até o interior uma ouvidoria itinerante para termos respostas da sociedade quanto ao nosso trabalho e não temos esta estrutura. Como o Crea-MT possui inspetorias em vários municípios do interior, talvez  possamos ter uma cooperação”, sugeriu o presidente do Cau-MT.

João Pedro Valente se mostrou disposto a cooperar e agendou uma reunião técnica posterior para trabalhar as propostas, inclusive outros pleitos em comum discutidos. Participaram da reunião além dos presidentes dos Conselhos, o assessor jurídico do Cau-MT, Mauro Cesar Pereira, o conselheiro coordenador da Comissão de Ética do Cau-MT, José da Costa Marques e a assessora técnica do Crea-MT, engenheira civil Sônia Josete Ribeiro.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT