Crea-MT e Andav reúnem para discutir aproximação e demandas da Agronomia

20 de março de 2023, às 8h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Crea Mato Grosso reuniu neste mês de março com representantes da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) para tratar de assuntos relacionados ao   receituário agronômico e Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), além de novidades em torno dos temas e a legislação de Mato Grosso.

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego falou sobre a importância desse alinhamento entre a Câmara de Agronomia do Conselho e a Andav. E que essa parceria da entidade de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários   vem ao encontro dos profissionais do Sistema Confea/Crea da área, inclusive do setor de agrotóxico, ou seja, é essencial essa demanda do “mercado” por favorecer o ressarce dos profissionais da     Agronomia que são responsáveis pela produção agrícola de Mato Grosso.

“Apesar que    temos um déficit com relação quem seria o responsável pela Legislação Estadual, a aplicação, do receituário, quem assume a qualidade de aplicação e quem faz a dosagem e quem é responsável pela produção.  Por isso é de grande valia a discussão e alinhamentos do assunto, dessa forma   os profissionais da área agronômica estarão por dentro das mudanças e regras”, frisou Samaniego.

Já a coordenadora jurídica nacional da Andav   a ideia nesse primeiro momento também é apresentar a entidade aos membros da CEAGRO e qual o principal objetivo desse trabalho.  E Andav já conta com 2.500 associados em 700 munícipios representados, onde só em Mato Grosso existem 300 associados. “ Outro tema importante é essa aproximação com os órgãos fiscalizadores. Tanto que temos entendimento dentro de cada distribuidor, principalmente os profissionais da área agronômica que fazem parte da realidade do “elo” da cadeia, propondo alinhamento entre as instituições, tendo muito a contribuir.

Fizeram parte também do encontro: Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (FEAGRO-MT), eng. agrônomo Isan Rezende, a coordenadora Regional de MT e Rondônia   da Andav, Monica Nunes, o coordenador da CEAGRO, eng. agrônomo Luiz Henrique Vargas, além de membros da CEAGRO.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)

Fotos: Igor Bastos