Crea-MT e ABENC-MT realizam cerimônia de entrega de carteira profissional para novos engenheiros civis

22 de março de 2024, às 13h23 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Mato Grosso (ABENC-MT), com apoio da Mútua-MT, realizaram a cerimônia de entrega da carteira profissional aos egressos do curso de engenharia civil do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), às 19 horas, no auditório Sara Caporossi.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, pela diretora-geral da Mútua, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, pela presidente da ABENC-MT, eng. civil Rejane Castiglioni e pelo coordenador do curso de engenharia civil na UNIVAG, professor Dr. Leandro Lutkener.

Na abertura, a presidente da ABENC-MT, eng. civil Rejane Castiglioni, explanou para os recém-formados que a Associação congrega engenheiros civis, acolhe os profissionais no início de sua carreira, defende os interesses, visando a valorização profissional, além de proporcionar capacitação por meio de cursos e congressos. Por conta disso, a presidente afirma que é uma honra para ABENC-MT fazer parceria com o Conselho em um momento tão relevante para vida profissional dos novos engenheiros civis.

“Receber a carteira profissional para o engenheiro civil ou para outras profissões do sistema Confea/Crea é um marco da vida profissional. Até então, somos engenheiros civis graduados, mas para o exercício da profissão necessitamos desta carteira. Então, a ABENC-MT se sente honrada em poder, junto com o Crea-MT, entregar a carteira que os torna habilitados ao exercício da engenharia civil, desejando uma carreira nobre e próspera!”, celebrou Rejane.

Presidente da ABENC-MT eng. civil Rejane Castiglioni

Aproveitando a oportunidade, a diretora da ABENC-MT, eng. civil Célia Mazzer, presenteou os novos engenheiros com a “Cartilha do Profissional”, elaborada e pela Associação para orientá-los nos primeiros passos da vida profissional, ensinando sobre a necessidade de obter o registro no Conselho e temas que não são abordadas na faculdade, como precificação do serviço, emissão da ART e a tabela de obra e serviço.

“Aqui, nessa cartilha, se pretende fornecer as noções básicas necessárias para que se possa exercer a profissão de engenheiro civil dentro da regularidade. Esperamos que esses ensinamentos passem as noções de ética, das suas responsabilidades no exercício das atividades e os orientem sobre como fazer seus registros, uma ART e usar a tabela mínima de honorários para cada atividade técnica”, pontuou Célia.

Diretora da ABENC-MT eng. civil Célia Mazzer

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, explicou que o Conselho é responsável pela regulamentação e fiscalização das atividades exercidas pelos engenheiros e também oferece orientação e apoio aos profissionais registrados, auxiliando-os em questões relacionadas à legislação, ética profissional, capacitação e desenvolvimento profissional. Além disso, o presidente parabenizou os novos engenheiros civis pela conquista e reforçou que o Conselho está à disposição para auxiliá-los nesse início da vida profissional.

Presidente do Crea-MT eng. civil Juares Samaniego

Na oportunidade, o coordenador da comissão de ética do Crea-MT, eng. civil Darci Lovato, e a professora do curso na UNIVAG, eng. civil Aledir Magalhães, também deram as boas-vindas aos novos engenheiros civis e comentaram sobre o papel das entidades de classe para resguardar os interesses e direitos dos profissionais da área.

Para conferir as fotos da solenidade, clique aqui.

Texto: Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara e Igor Bastos.