Crea-MT cria câmara de Engenharia Florestal

24 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT), em sua Sessão Plenária de setembro, criou a Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF). O objetivo é aprimorar a fiscalização das atividades florestais no Estado.

Participaram do evento o deputado José Riva, 1º Secretário da Assembléia Legislativa, o Secretário Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Luiz Henrique Daldegan, o Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia Francisco Daltro, o Conselheiro Federal Ainabil Lobo, e o Presidente Nacional dos Engenheiros Florestais Glauber Pinheiro.”É a primeira vez na história deste Conselho que temos uma Sessão Plenária com tantas autoridades”, disse o presidente do Crea, Tarcíso Bassan.

Também estavam presentes o Presidente da Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (AMEF), Sandro Andreani, o Diretor da Faculdade de Engenharia Florestal da UFMT, Versides Sebastião M. e Silva, além de diversos ex-Conselheiros e profissionais.

Em sua fala, o deputado Riva abordou a realidade histórica da gestão florestal no Estado. “Excelentes profissionais acabaram mudando-se para outros Estados, pois Mato Grosso não os deu o devido valor. Acreditamos em uma melhor fiscalização impedirá o exercício ilegal da profissão e incentivará os engenheiros profissionais habilitados”, afirmou.

Durante o evento, a SEMA assinou convênio com o Crea, com objetivo de melhorar a fiscalização. “Faço parte do Crea e reconheço a importância de termos profissionais com atribuição para as atividades que exercem”, ressaltou o secretário Luiz Henrique Daldegan, que é engenheiro agrônomo.

O presidente da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF), Glauber Pinheiro, afirmou que a fiscalização do exercício profissional deve ser a atividade básica dos Creas. “Acreditamos que a manutenção de Câmaras específicas é um salto de qualidade que torna a fiscalização mais direcionada em um Sistema tão amplo como o nosso”, disse. “Hoje, apenas no Rio Grande do Sul temos uma CEEF em funcionamento, e agora aqui no Crea-MT”, sublinhou.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT