Crea-MT conscientiza profissionais e sociedade sobre o tema acessibilidade

11 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

“O Crea acredita em um mundo sem barreiras”, esse é o tema da campanha de acessibilidade promovida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Um full banner– mensagem eletrônica animada, está no site do Conselho e será enviada para os e-mails dos profissionais recadastrados.

“Além da mensagem eletrônica, os profissionais do Sistema Confea/Crea em Mato Grosso receberão este ano um cartão de natal com inscrito em braile. São ações alusivas que buscamos para conscientizar os profissionais sobre o tema”, explicou o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o tema o Crea-MT também aderiu à “Campanha da Acessibilidade A Vida sem Obstáculos”, promovida em parceria com o Ministério Publico do Estado, Prefeitura de Cuiabá, entre outros parceiros. A campanha foi lançada dia 03.12 na Praça Alencastro e as peças publicitárias já podem ser vistas em outdoors, revistas, tv, jornais, adesivos e cartazes.

Só este ano o Crea-MT realizou a fiscalização comum em 21 inspetorias e na sede em Cuiabá, a Fiscalização Preventiva e Integrada em edificações, além de vistorias e notificações em órgãos públicos de Cuiabá e Várzea Grande. “Daremos todo o apoio às ações que envolvam o assunto e, vale ressaltar que encaminhamos as notificações da FPI não atendidas aos ministérios públicos Estadual e Federal”, lembrou Bassan

GT –O Crea também possui um Grupo de Trabalho sobre acessibilidade. É coordenado pelo conselheiro e técnico em edificações Givaldo Dias de Campos que desenvolve reuniões com diversos segmentos da sociedade e poderes também com o objetivo de envolver e conscientizar a sociedade a respeito do tema acessibilidade.

A implantação do GT ocorreu em fevereiro deste ano e definiu como políticas internas de inclusão social para o Conselho o treinamento de funcionários, a avaliação de 22 imóveis, a elaboração de projetos arquitetônicos, a execução de obras, e, a implantação de acessibilidade em documentos, folders e internet.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT